AcontecendoDestaqueFamiliares tinham permissão médica para velar vítima de Covid-19 em caixão fechado

Jornal A Comarca foi lamentavelmente criticado em rede social por pessoas alheias à reportagem que, inclusive, procurou pela viúva antes da veiculação dos fatos
A Comarca12 de agosto de 20218 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/08/VELORIO-4.jpg

É compreensível que em certos momentos ocorram manifestações em redes sociais que vão desde elogios a críticas negativas, principalmente em se tratando de fatos inusitados que podem ser bem ou mal interpretados por internautas.

Na semana passada, uma reportagem veiculada pelo Jornal A Comarca foi lamentavelmente criticada em rede social por familiares e amigos de uma vítima que morreu em consequência da Covid-19. A matéria não citou nomes em momento algum, apenas o fato inusitado de ter ocorrido um velório em plena via pública, bem em frente ao Cemitério Municipal, promovido por familiares e amigos que aproveitaram a ocasião para prestar as últimas homenagens ao falecido.

Segundo apurado pelo jornal A Comarca houve um impasse entre a direção do Velório Municipal e a funerária contratada para cuidar dos trâmites funerários. Na ocasião, a funerária entrou em contato com a direção do velório para reservar uma sala e avisou que se tratava de uma vítima de Covid-19, mas que a família tinha documentação médica permitindo o velório “dentro das normas de segurança sanitárias, com caixão fechado, em ambiente ventilado, sem aglomerações”.

Seguindo os protocolos de segurança, a direção do VM informou à funerária que não tinha autorização para ceder as instalações nesse caso, bem como solicitou que a documentação médica fosse apresentada, o que não ocorreu. Foi então que familiares e amigos, praticamente com tempo esgotado para realização do velório resolveram prestar as últimas homenagens ao falecido em plena via – pública, que foi fechada por caminhões por cerca de 20 minutos.

VIÚVA FOI PROCURADA – Antes da veiculação da matéria, a reportagem do Jornal A Comarca entrou em contato com a viúva que respondeu às perguntas feitas sobre o ocorrido. Respeitosamente, a reportagem iniciou a fala por rede social expressando sentimentos, que foi correspondido pela viúva e teve início uma breve conversa (que está na íntegra logo abaixo).

Entretanto, a publicação dos fatos no site do jornal e também na fanpage do Facebook tomou proporções lamentáveis, com críticas direcionadas à reportagem que simplesmente noticiou um fato inusitado. Afinal, Avaré teve cerca de 260 mortes provocadas pela Covid-19 e em nenhum dos óbitos houve um velório inusitado como o relatado. Daí o motivo da veiculação do fato, levantar uma questão que pode se tornar frequente daqui em diante.

O impasse envolvendo a funerária e a direção do Velório Municipal, que seguiu os protocolos sanitários de segurança e prevenção à Covid-19, pode gerar novos episódios, já que a família do falecido realmente tinha uma declaração médica permitindo que o velório fosse realizado. E assim outras famílias também poderão enfrentar o mesmo tipo de impasse.

A própria viúva e a enteada do falecido procuraram a redação do Jornal A Comarca, na sexta-feira, dia 06, onde foram recebidas e tiveram as explicações referentes à reportagem. Elas exibiram a declaração expedida por uma médica e foram informadas de que o jornal iria abordar novamente o assunto, mas que não seria uma retratação já que não houve nenhum tipo de crítica desfavorável ao velório, pelo contrário, foi citado que se tratava de uma homenagem promovida ao falecido.

Lamentavelmente, a reportagem foi mal compreendida por alguns entes e amigos. Aliás, não causará estranheza se essa reportagem também for criticada em redes sociais. São ossos do ofício.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA CONVERSA ENTRE O JORNAL E A VIUVA DO FALECIDO

Jornal: Olá tudo bem?

Viúva: Oi.

Jornal: Meus sentimentos.

Viúva: Obrigada.

Jornal: As notícias correm, e como trabalho em jornal fiquei sabendo não só do óbito do seu esposo, como do velório.

Viúva: Ah, foi muito lindo o velório. Fizeram homenagem pra ele.

Jornal: Sim, em frente ao cemitério

Viúva: Isso.

Jornal: Achei inusitado.

Viúva: Né??? Os amigos de caminhão dele.

Jornal: Mas como vc disse, foi merecida a homenagem.

Viúva: Sim, e muito.

Jornal: Não foi possível velar no Velório Municipal, né?

Viúva: Não, ia ser na capela, mas tinha outro lá que atrasou.

Jornal: Me permite registrar o fato sem mencionar nomes?

Viúva: Sim, sem problema

Jornal: Apenas o fato, ok?

Viúva: Ok

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *