AcontecendoFuncionários da USF do Paineiras alegam que não estão infectados pela Covid

A Comarca9 de janeiro de 202110 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/01/USF-Dante-Cavecci.png

Diante da celeuma instalada na cidade esta semana, com a divulgação de notas de que a Unidade Saúde da Família “Dante Cavecci”, localizada no Jardim Paineiras, seria fechada por causa da contaminação de funcionários pela Covid-19, a reportagem do Jornal A Comarca entrou em contato com servidores da unidade de saúde que fizeram questão de elaborar uma carta explicativa.

Foram várias matérias veiculadas em órgãos de imprensa (inclusive a Comarca chegou a publicar em seu site uma delas enviadas pela Secretaria da Comunicação) que acabaram provocando uma verdadeira confusão e que acabou constrangendo os próprios servidores da USF Dante Cavecci, que chegaram até a sofrer hostilizações por parte de alguns populares.

Eis a íntegra da carta obtida esta manhã pela reportagem do Jornal A Comarca:

Nós, funcionários, da Unidade de Saúde da Família Jd. Paineiras, Dr. Dante Cavecci, vimos comunicar que a informação, de que 04 (quatro) servidores dessa Unidade estariam afastados por apresentar um quadro de Covid 19, está equivocada.

Assim como o próprio veículo de comunicação Oficial da Municipalidade publicou no dia 08/01.

Foi divulgado, erroneamente, na página Oficial da Prefeitura Municipal de Avaré, dia 07/01, a notícia de que a Unidade de Saúde seria fechada, devido à contaminação de alguns membros da equipe do posto.

A princípio, depois de ler a matéria, nós funcionários interpretamos a notícia como um grande equívoco, apenas, e buscamos nossos responsáveis para transmitir a eles o nosso descontentamento e a necessidade de corrigir o que havia sido escrito.

Com tudo, na sexta feira, dia 08/01, a Unidade seguia aberta funcionando normalmente.

O agravante se deu quando alguns pacientes começaram a hostilizar quem ali estava presente.

Por que segundo eles, e as matérias que já se encontravam circulando em todas as mídias (escritas, faladas e televisionadas) nós estávamos trabalhando contaminados.

O caos se instalou na comunidade, pessoas deixaram de ir buscar seus medicamentos por medo, funcionários de outras repartições começaram a entrar em contato preocupados com a situação, familiares dos funcionários foram questionados por munícipes sobre o que estava acontecendo e quem seriam essas pessoas doentes.

Ficou impossível de seguir com o exercício de nossas funções pela tarde.

Todo tipo de contato foi feito para reaver o que tinha sido divulgado, sempre priorizando a hierarquia dos nossos respectivos responsáveis.

Depois de comprovar os fatos, a Secretaria de Comunicação divulgou a Errata corrigindo o que haviam escrito.

Ao pensar que tudo já havia se resolvido, um veículo de notícia publicou um vídeo onde o Gestor da Saúde afirma novamente que 04 (quatro) funcionários da nossa Unidade foram contaminados em festas e afastados, incluindo uma Médica que nunca trabalhou na nossa equipe.

A verdade é que nós trabalhamos durante toda a semana com nossa equipe completa.

Não houve recesso, nós folgamos na véspera e no feriado.

Não podemos divulgar nossos nomes, para evitar ainda mais exposição.

Mas se alguma mídia se interessar em buscar provas dos fatos basta solicitar aos responsáveis o ponto dos funcionários que trabalham na Unidade de Saúde do Jardim Paineiras, será fácil comprovar que todos cumpriram seus horários e não existe nenhum funcionário sequer com atestado positivo para Covid-19.

É preciso dizer também, que a USF ficará fechada pelos próximos 15 (quinze dias) a partir do dia 11/01.

A princípio, essa decisão foi nos passada, pelas coordenadoras, no dia 07/01 pela manhã.

O motivo se daria a necessidade de remanejamento dos funcionários para cobrir outros que se encontram afastados e nossa equipe seria dividida.

O Médico atenderia a grande demanda de casos no Ambulatório Médico do Covid, a enfermagem se deslocaria até a USF do Jd. Dona Laura, a auxiliar administrativa e os agentes comunitários de saúde revezariam no apoio ao Centro de Regulação do Município, as farmacêuticas dariam suporte na farmácia central e os responsáveis pelo atendimento odontológico seguiriam até a UBS do Bairro Ipiranga para auxiliar o atendimento de lá. 

Ainda sim, a USF Jardim Paineiras permaneceria aberta para orientar e dar suporte a nossa enorme população (renovando as receitas médicas por exemplo).

Só que após toda repercussão, fomos informados vagamente, sem nenhum comunicado formal, que Unidade será fechada, sem deixar nenhum prestador de serviços dando suporte para a população.

E que todos irão trabalhar no Centro de Saúde I no setor em que forem convocados.

Antes de sermos servidores públicos, somos pessoas.

Filhos de alguém, pais/mães, netos, amigos…

Não merecemos ser atacados pelo que não fizemos, nem usados da maneira como fomos.

Merecemos respeito.

Por fim, gostaríamos de agradecer a oportunidade de nos justificar.

Esse é o relato de todos os funcionários do P. S

FOTO DA MATÉRIA DE ARQUIVO

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *