AcontecendoHorário de Verão começa neste final de semana; veja dicas para se acostumar

A Comarca1 de novembro de 20184 min

Horário de Verão começa neste final de semana; veja dicas para se acostumar

Economia de energia durante o período daria para abastecer Avaré por cerca de 50 dias

Da Redação

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) estima uma economia de energia elétrica de 0,39% durante o período do horário de verão nos 234 municípios de abrangência da empresa, o que inclui a cidade de Avaré. A alteração de horário começa a partir deste domingo (4).

O volume de economia de 38,7 mil MWh representa o suficiente para atender 16,1 mil famílias por um ano. Em termos de porcentagem, por exemplo, essa economia seria suficiente para abastecer a cidade de Avaré, que tem uma média de 100 mil habitantes, por um período de aproximadamente 48 dias.

Com o início do horário de verão neste domingo (4), os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal (DF). Neste ano, a mudança de horário terá duração de 105 dias, com encerramento no dia 16 de fevereiro de 2019.

O objetivo da iniciativa é melhorar o aproveitamento da luz natural pela população e reduzir o consumo de energia nos horários de pico, das 18h às 21h.

DICAS – Segundo especialistas, em média o corpo se acostuma ao novo horário em aproximadamente uma semana, mas cada um tem seu ritmo. Quem dorme menos, consequentemente no dia seguinte fica mais sonolento, irritado e desatento. A falta de um sono de qualidade gera alterações de humor e causa irritação. Vale lembrar que uma das maiores preocupações com o início do horário de verão é o aumento de acidentes de trânsito e de trabalho, consequência da sonolência gerada por 1 hora a menos de sono.

Durante esses últimos dias de ‘horário velho’, a dica é dormir todo dia, em média, 15 minutos mais cedo. É importante evitar alimentos e bebidas estimulantes, como a cafeína e o álcool, principalmente após as 16 ou 17 horas. Além disso, para se ter sono é necessário que o organismo libere a melatonina, hormônio indutor de sono, e isso acontece quando o dia começa a escurecer. Sendo assim, se possível, a dica é reduzir as luzes de casa a partir das 18 ou 19 horas e evitar mexer em celular, tablets e assistir à TV. Tudo isso pode auxiliar na indução do sono.