In OffIn Off Edição 1003

A Comarca7 de outubro de 20138 min

in-off-jornal-a-comarca

Mudanças

E vai começar a dança das cadeiras dentro do Governo Poio. Ana Maria é a primeira da lista: ela se mantém na chefia do Gabinete mas deixa a Comunicação. Rico Barreto sai do Meio Ambiente, mas se mantém na Agricultura. E Deira Villen sai da Assistência Social e fica somente com a Administração. Resumindo: menos acúmulo de cargos, mais nomeados.

Apostas

Para a Assistência Social, entre Nelise Bruno, esposa do ex-prefeito Wagner Bruno. Para o Meio Ambiente, o nomeado deverá ser um “técnico experiente” que, supostamente, vem de outra cidade. E a Comunicação ficará com um profissional “de alta competência e experiência”. A conferir.

Deferência

Tanto a Câmara de Avaré quanto a de Arandu manifestaram homenagens pelas 1.000 edições do jornal A Comarca. Toda a equipe do periódico, sinceramente, agradece o importante reconhecimento por parte dos membros dos dois legislativos.

Barbaridade

Nem a sagacidade intelectual e a reconhecida sapiência de Hadel Aurani foram capazes de livrar Poio Novaes de uma escorregada política além do imaginável. Pois é: investido das prerrogativas de chefe do Executivo avareense, o impoluto filho do saudoso Dr. Paulinho manteve animado encontro com ninguém mais, ninguém menos, do que Rodivaldo Ripoli.

A Coisa Tá Preta

A princípio, a história circulou na quarta-feira, em tom de fofoca e de piada. Afinal, tal encontro era improvável – haja vista a distância ideológica, política e comportamental que existe entre ambos. Mas a reunião ocorreu mesmo, e pior: na casa do vereador cassado. Para delírio dos inimigos de Poio. E para tristeza de seus apoiadores – principalmente entre os petistas.

Aí, Campeão

Se por um lado Poio entrou em uma seara no mínimo questionável, Ripoli é quem, no final, saiu ganhando. Há tempos obscurecido por um ostracismo forçado, após a traumática demissão da rádio e posterior cassação de seu mandato, ele volta às manchetes com prestígio renovado graças ao estreitamente da relação com o seu ex-adversário e, agora, ex-desafeto.

O Privilegiado 1

O que ninguém entende são os motivos para tal tratamento privilegiado. Qualquer empresário que venha oferecer investimentos na cidade normalmente agenda reunião com o prefeito em seu gabinete. A atitude de Poio – sempre tão reservado – surpreendeu até seus aliados mais antigos, já que ele se dispôs a se reunir na casa de Ripoli. Privilégio como esse, teoricamente, é dispensado somente a pessoas do círculo mais próximo do chefe do Executivo.

O Privilegiado 2

Fato é que, em um simples gesto, Ripoli pôs no chão a reputação dos mais eminentes pensadores e estrategistas do atual governo, que se esmeram incansavelmente em construir a imagem de um governo honesto e que coloca a inteligência e o planejamento acima de ações meramente políticas. A esperteza de Ripoli, nesse episódio, foi eficaz. Ao trazer para dentro de sua casa para reunião privada um membro distinto de uma família reconhecida pela história ilibada e avareísmo indiscutível, o pirajuense mostra que, mais do que qualquer um, seu tino e sagacidade política vieram à tona graças ao que muitos consideraram ingenuidade do convidado ilustre.

PT Saudações

Ao PT, restou reclamar e mostrar indignação. Aliás, atitude mais do que compreensível, já que por anos os petistas de todos os escalões foram os mais achincalhados pela metralhadora verbal do locutor desempregado e vereador cassado. É por essas e outras que, emotivamente, os aliados de Poio perguntam: por quê?

Palavras Vazias

Por outro lado, ao se aproximar de Poio Novaes, Ripoli também joga pela janela suas próprias palavras e opiniões. Quem não se lembra do corretivo verbal que ele aplicou em Bruna Silvestre, quando ela se bandeou para as trincheiras dos aliados de Poio, na eleição para a Presidência da Câmara? Agora, ao vestir a camisa de “Poio FC”, o vereador cassado mostra que, no fundo, seus discursos eram mais do que incoerentes.

Direto ao Ponto

Só para pontuar: o assunto lixo, realmente, foi tema dos mais pertinentes a ser tratado em todos os âmbitos políticos nesta semana.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *