In OffIn Off Edição 1049

A Comarca16 de setembro de 20145 min

in-off-jornal-a-comarca

Trocar ou Não Trocar?

Troca de secretariado? Esse é um assunto que Poio Novaes não aguenta mais ouvir. Além de eminentes personalidades políticas, o assunto já foi abordado em praticamente todos os órgãos de imprensa. É opinião unânime: há peças no governo que não servem nem pra decoração. Será que algumas se mantêm só porque têm mestrado na arte do puxa-saquismo?

Colorido

É bastante positivo que o governo homenageie, no desfile de Aniversário, a ilustre Djanira. É uma dívida que Poio tem com a nossa artista maior – que merecia mais homenagens por parte do atual governo.

Merecido

Aliás, que se faça justiça: foi na gestão de Joselyr Silvestre que a grande pintora teve o reconhecimento merecido. Na época o jornal noticiou que o ex-prefeito investiu no resgate e preservação da memória de Djanira, criando o Centro Avareense Integração Cultural (Caic), e deu meios para que parte do patrimônio da artista fosse trazido do Rio de Janeiro para Avaré. Mérito a quem tem.

Velocidade

Essa coluna foi avisada por um leitor que, depois de reportagem da Comarca noticiando trecho preconceituoso a respeito de Avaré assinado pela Secretaria de Turismo, a seção sobre a história da cidade foi retirada da página do Pólo Cuesta. Pelo menos nesse caso o Peixoto não precisou “elaborar” projeto e, depois de 6 meses, dizer que o estudo “está em andamento”.

Tropeço

O engraçado é que Peixoto não percebeu – ou ninguém o avisou – que a Secretaria dele já funciona em outro endereço. Há meses a pasta se encontra na Concha Acústica. Mas no site do Pólo Cuesta o endereço ainda faz menção à Avenida “Dr. Paulo Dias Novaes”. Aliás, até o nome da avenida foi escrito erroneamente pelo Turismo. Complicado…

Nada a Ver

Já que o secretário turista deu inequívocas mostras de pouco conhecer a história de Avaré, vamos lá: Não existe “Avenida Dr. Paulo Dias Novaes”, mas sim, “Avenida Prefeito Paulo Araújo Novaes”. É parecido, mas é diferente. E muito. O duas vezes prefeito Paulo Araújo é tio-avô de Paulo Dias Novaes Filho, o Poio, chefe de Peixoto. E o atual prefeito é filho de Dr. Paulo Dias Novaes, que também foi prefeito, além de deputado federal.

Tudo a Ver

Peixoto não pode nem alegar que “nunca ouviu falar em Paulo Araújo”. Além da principal avenida da cidade, o personagem histórico dá nome ao Camping, subordinado à pasta do…Turismo. Também denomina a escola estadual “Paulo Araújo Novaes” (Industrial), a Maternidade da Santa Casa e o estádio do São Paulo.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *