CulturaDestaqueJuiz federal avareense tem artigo sobre fake news publicado em livro

Professor universitário, Pedro Luís Piedade Novaes também é autor do livro “Tutela do Direito de Sigilo da Fonte Jornalística”
A Comarca27 de outubro de 20203 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/10/PUI-LIVRO.png

Na segunda-feira, 19 de outubro, aconteceu no canal YouTube da Universidade Unitoledo, o lançamento do livro “Direitos Humanos na era das Fake News e da Pós-Verdade”, livro publicado pela editora Stábille e que conta com o artigo “Aspectos Criminais das Denominadas Fake News: Uma Abordagem Além dos Crimes Contra a Horna” publicado pelo professor universitário e juiz federal avareense Pedro Luís Piedade Novaes – o Puí – em coautoria com o professor Thiago de Barros Rocha.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o lançamento ocorreu de forma online, fazendo parte da Semana Acadêmica da Unitoledo. O juiz federal avareense Pedro Puí também é autor do livro “Tutela do Direito de Sigilo da Fonte Jornalística”.

“O sigilo de fonte não é privilégio do jornalista ou do veículo de informação. A sua existência é fundamental para que todas as notícias verdadeiras e de interesse público sejam publicadas, o que ocasiona na plenitude do direito à informação. Sem o sigilo de fonte, notícias envolvendo corrupção, crime organizado e outros fatos obscuros, jamais viriam à tona pois ninguém se arriscaria a contar algo relevante ao jornalista. Certamente, essa pessoa e sua família sofreriam ameaças, represálias e até poderiam ser assassinadas. Como sigilo, o jornalista publica a matéria sem mencionar a fonte e divulga a notícia. Ganha a população, que fica informada, ocasionando um pluralismo de ideias, que oxigena a democracia”, destaca o avareense em seu livro.

Na Unitoledo já ministrou curso de extensão sobre “Direito e Jornalismo, Temas Atuais: de Liberdade de Expressão a Fake News nas Redes Sociais. Em Avaré, Pedro Puí já ministrou palestra para os alunos do curso de Direito da Faculdade Eduvale.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *