CulturaDestaqueLeila Grassi apresenta seu novo livro sobre a imagem dos indígenas brasileiros

Pesquisadora avareense diz que o tema é pouco explorado no ensino básico
A Comarca2 de abril de 20223 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/03/LEILA.jpg

Com selo da Editora Dialética, a professora, pesquisadora e escritora avareense Leila Gasperazzo Ignatius Grassi está lançando mais um livro: “Imagem – Identidade Indígena. construção e transmissão”, que aborda como são construídas e transmitidas as imagens dos indígenas do Brasil nas escolas não índigenas de ensino fundamental.

“É uma alegria ver minha pesquisa transformada em livro!”, exclama a autora, que é doutora em Educação. “Saber como estamos construindo e divulgando a imagem dos indígenas brasileiros é o tema deste trabalho baseado na minha tese de doutorado, com imagens ilustrativas”, afirma Leila, acrescentando que sua obra analisa diversas maneiras usadas para construir imagens dos povos originários brasileiros.

Compreender como operam os professores no cotidiano, como constroem ou divulgam a imagem dos indígenas foi o objetivo da pesquisa em que este livro se apoiou. A base comparativa foi dada pela expectativa de que a escola não indígena está minimamente informada sobre as conquistas dos indígenas, que estão presentes na legislação brasileira a partir da Constituição de 1988 e, mais diretamente, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Em sua pesquisa Leila Grassi elegeu para estudo o caso específico da cidade paulista de São José dos Campos no Vale do Paraíba, onde hoje ela reside. Nessa cidade que surgiu como aldeia indígena, Leila conferiu a legislação local no que diz respeito à escolarização indígena e não indígena, o que lhe permitiu verificar os conceitos de pluralidade cultural, tolerância, imagem e identidade.

Como resultado da sua investigação, a pesquisadora apurou que as escolas ainda apresentam conteúdos e imagens estereotipadas dos indígenas brasileiros. “Isso é reflexo do que se tem como apoio didático e das referências que cada aluno traz. E, dessa maneira, repassam ideias e reforçam preconceitos”, constatou.

O exemplar de “Imagem – Identidade Indígena. Construção e transmissão” pode ser adquirido pela internet, no site da Editora Dialética, por R$ 79,90.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *