AcontecendoONG Amor de Quatro Patas é declarada entidade de utilidade pública

A Comarca28 de junho de 20146 min

ONG Amor de Quatro Patas é declarada entidade de utilidade pública

Da Redação

Ligia Domingues e Maria de Lourdes Conti destacam que o gatil terá espaço suficiente para abrigar os animais resgatados pela Amor de Quatro Patas
Ligia Domingues e Maria de Lourdes Conti destacam que o gatil terá espaço suficiente para abrigar os animais resgatados pela Amor de Quatro Patas

A Associação Amor de Quatro Patas, entidade que cuida de animais abandonados ou em situação de risco em Avaré, comemora uma nova vitória.  No início deste mês, a organização foi declarada como instituição de utilidade pública.

A votação do projeto de lei, de autoria da vereadora Rosângela Paulucci (PMDB), ocorreu no dia 2 de junho e aprovada por unanimidade. Segundo o projeto, a entidade vem funcionando como terceiro setor, pois tem fins públicos e não lucrativos, exercendo atividade que pode ser equiparada a de um Centro de Controle de Zoonoses, tratando cães e gatos, reabilitando-os e atuando no controle da população de animais domésticos.

A partir de agora, a entidade poderá melhorar o atendimento que vem oferecendo a quase 100 animais. Entre os benefícios, está a isenção de impostos como IPTU e ISS, além da possibilidade de estabelecer convênios com a Prefeitura para recebimento de verbas.

HISTÓRIA – A Associação Amor de Quatro Patas foi fundada em 2012 por Ligia Domingues, Maria de Lourdes Conti, Solange Felix e William Araújo. No entanto, o trabalho de resgate e cuidados de animais vem sendo desenvolvido pelos fundadores há mais de 10 anos.

A entidade funciona em uma residência no Bairro Água Branca, motivo pelo qual foi denunciada por vizinhos inúmeras vezes, resultando em diversas multas aplicadas pela Vigilância Sanitária.

No início deste ano, ela foi beneficiada com um terreno cedido pela Prefeitura para a construção de um abrigo definitivo. No entanto, passou a enfrentar problemas já que um vizinho da área, localizada na Avenida Mário Covas, no Distrito Industrial, tentou, por duas vezes, impedir no Ministério Público (MP) a construção da unidade sob a alegação de que havia uma nascente de rio no local.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), porém, emitiu laudos em que apontam não ter encontrado nenhuma irregularidade ou possível dano ambiental.

Com a anuência do órgão, a Amor de Quatro Patas conseguiu dar início à construção, mas vem esbarrando na falta de verbas. Apesar do gatil já estar quase pronto, a falta de muros ao redor do terreno impede que os animais sejam levados para a sede definitiva.

Grande parte dos cães atendidos foi transferida para uma chácara, onde a entidade terá que pagar um aluguel mensal.

Apesar de ter sido elevada a entidade de utilidade pública, ainda não foram firmados convênios que garantam verbas. Por isso, a Amor de Quatro Patas continua pedindo a ajuda da população para obtenção de fundos que possibilitem o término das obras. Doações de qualquer quantia podem ser feitas na conta corrente 36.946-2, Banco do Brasil, agência 0203-8, CNPJ 17.179.954/0001-06.

Quem preferir pode fazer doação de materiais de construção como tijolos, ferro, cimento e cal. “Conseguimos a doação de um caminhão de pedra, assim esse material não será necessário que nos doem”, comenta Lígia.
A entidade também pede doação de ração e medicamentos veterinários, para a manutenção dos cães e gatos. Para doar, basta entrar em contato pelo (14) 9 9839-9829.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *