DestaqueRegiãoPadre preso por pedofilia há 20 anos nos EUA é afastado de igreja em Itapeva

O padre foi preso em 2003, após tentar convencer um policial à paisana, que se passava por adolescente na internet, a manter relações sexuais com ele
A Comarca21 de junho de 20234 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2023/06/PADRE.jpg

A Diocese de Itapeva, no interior de São Paulo, afastou um padre condenado por pedofilia nos Estados Unidos. O caso, que ocorreu há aproximadamente 20 anos, veio à tona após um livro-reportagem denunciar que o pároco tentou manter relações sexuais com um adolescente.

O afastamento foi divulgado no último sábado (17), através das redes sociais da diocese. Elias Francisco Guimarães, de 63 anos, atuava na Paróquia São Roque, há aproximadamente seis meses.

Segundo Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado, autores do livro “Pedofilia na Igreja” que expôs o caso, o padre teria tentando convencer um suposto jovem a manter relações com ele. A vítima, na verdade, era um policial à paisana de Delray Beach, Flórida.

Conforme apurado pelo g1, o padre – atualmente suspenso – foi preso em setembro de 2003, quando estava à caminho de um encontro com o suposto adolescente, com quem manteve conversas pela internet.

Elias Guimarães foi condenado a 4 anos e três meses de prisão em regime fechado. Após cumprir a pena, o acusado foi deportado e retornou ao Brasil. O g1 tenta contato com a defesa do acusado. Questionado, o Ministério das Relações Exteriores disse que não pode divulgar informações sem autorização dos envolvidos.

‘PASSADO DESCONHECIDO’ – Procurada, a Diocese de Itapeva disse desconhecer o passado do padre, que determinou a suspensão assim que o caso foi divulgado na imprensa brasileira.

Um processo canônico também foi instaurado para investigar os fatos ocorridos, que pode resultar na demissão definitiva do padre.

CONTATOS PARA DENÚNCIAS – A Diocese de Itapeva e o Magistério da Igreja contam com um canal de denúncias para casos semelhantes, através do e-mail denunciatutela@gmail.com ou pelo telefone (15) 3522-0015.

A Comissão para Tutela de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis está localizada na Rua Coronel Crescêncio, nº 311, no Centro. – Com informações do g1 Itapetininga e Região.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *