AcontecendoPrefeitura de Avaré fecha farmácias em postos de saúde por falta de farmacêuticos

A Comarca15 de fevereiro de 20167 min

Prefeitura de Avaré fecha farmácias em postos de saúde por falta de farmacêuticos

Da Redação

Farmácia do Jardim Brasil foi uma das unidades fechadas pela Prefeitura
Farmácia do Jardim Brasil foi uma das unidades fechadas pela Prefeitura 

Farmácias de seis unidades de saúde de Avaré foram fechadas pela Prefeitura de Avaré por falta de farmacêuticos.

Segundo um levantamento feito pela Comarca, foram encerradas as atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Bairro Alto, Vera Cruz, Barra Grande, Jardim Brasil e nas Unidades de Saúde da Família (USF) Dr. Cecílio Jorge Neto (Vila Operária) e Plimec.

A população reclama, porém, que a medida causa transtornos, já que as unidades fechadas atendiam a mais de uma localidade. A farmácia da UBS Bairro Alto, por exemplo, recebia não só moradores daquele bairro, como também do Alto da Colina, Vila Jussara Maria, Vila Aires, Jardim Boa Vista e adjacências.

Com a alteração, usuários são obrigados a se dirigir até o Centro de Saúde I (Postão da Rua Acre), distante cerca de 2 quilômetros, ou ir até a USF do Duílio Gambini, a 3,5 quilômetros. Os trajetos, estimados tomando como base de partida a UBS Bairro Alto, foram calculados pelo Google Maps.

Usuários da unidade situada no Jardim Brasil, que também atende aos bairros Parque Santa Elizabeth (II, III e IV), Vila São Luiz, Chácara Varginha e entorno, também terão que se deslocar. As opções são a USF Jardim Paraíso (1,8 quilômetro) ou o Postão da Rua Acre (2,5 quilômetros).

SEM FARMACÊUTICO – De acordo com a Prefeitura de Avaré, a decisão foi tomada “em cumprimento à Legislação Sanitária Federal, através da lei nº 13021/14, que em seu artigo 6º diz que as farmácias devem ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento”.

O comunicado destaca ainda “a impossibilidade de se aumentar o quadro funcional em razão do limite de gastos com o funcionalismo”. Por conta disso, a Prefeitura afirma que “foi necessário ajustar o número de farmácias de atendimento à atenção básica municipal”.

OPÇÕES – O munícipe que precisa de medicamento deve recorrer agora ao Postão da Rua Acre. A unidade é uma central do município e funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas. Aos sábados, o atendimento vai das 8 às 12 horas.

O estabelecimento também conta com a Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, CEAF, antigo Alto Custo para o atendimento de demandas da Secretaria Estadual da Saúde.

Outras cinco unidades fornecem medicamentos. A farmácia da UBS Brabância, por exemplo, deve atender também a Vila Jardim, Jardim Califórnia, Vila Esperança, Brasil Novo, Vila Operária, Conjunto Residencial Cecílio Jorge Neto, Terras de São José e adjacências. A unidade fica aberta de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas.

A farmácia USF II Dr. Fernando Hirata (Bairro Duílio Gambini), que funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas, atende também moradores do Jardim Presidencial, Santa Mônica, São Rogério I e II, Bairro Alto, Alto da Colina, Vila Jussara Maria, Vila Aires, Jardim Boa Vista e adjacências.

A UBS Bonsucesso e a USF do Jardim Paraíso, ambas com horário de funcionamento entre as 7 às 13 horas, de segunda à sexta-feira, e a USF III Dr. Dante Cavecci (bairro Paineiras), que atende o público de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas, também devem atender outras regiões em relação a medicamentos.

A Prefeitura destacou em nota que o município também possui a Farmácia do Ambulatório DST-AIDS; a Farmácia de Atendimento a Mandados Judiciais (localizada na Secretaria Municipal da Saúde) e a Farmácia de atendimento privativo ao Pronto Socorro Municipal.

Outra opção é a Farmácia Popular do Brasil, que fica na Rua Amazonas, nº 143, e comercializa medicamentos a preços reduzidos, além de fazer a distribuição gratuita de alguns medicamentos de uso contínuo.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *