AcontecendoDestaqueEconomiaProcon fiscaliza 7 supermercados de Avaré após denúncias de preços abusivos e produtos vencidos

Blitz aconteceu na terça-feira, 28, em seis bairros da cidade
A Comarca30 de abril de 202014 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Foto-fiscalização-28-04.jpeg

Sete supermercados de Avaré foram fiscalizados pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) municipal na terça-feira (28). O órgão está fazendo ações para verificar denúncias da população sobre preços abusivos e validades de alguns produtos.

Foram fiscalizados mercados dos bairros Jardim Presidencial, Paraíso, Vera Cruz, Bom Sucesso, Vila Martins e Jardim Europa. De acordo com o diretor Lauro Russo, foram constatados aumentos no preço do Feijão, Arroz, Ovo e do Leite, além ter sido e encontrado produtos vencidos e carne exposta à venda de forma irregular, que gera sua degradação. A vigilância sanitária também foi chamada para esta ocorrência.

Cada estabelecimento têm até 7 dias corridos para apresentar notas de entrada e saída dos produtos para que o Procon analise se as mercadorias estavam sendo vendidas muito acima do real valor. Caso não respondam ou a resposta não justifique o aumento do preço, será lavrada multa por prática abusiva, cujo valor passa de R$ 30 mil reais.

Lembrando a todos que conforme Decreto Municipal o Procon de Avaré voltou a atender ao publico no expediente das 7h as 13h, é necessário vir de mascara e será autorizado a entrada de uma pessoa por vez.

Orientações ao consumidor

“O Procon orienta que o consumidor tenha consciência na hora de ir às compras nesse momento de crise. Verificar sempre mais de 2 mercados antes de realizar a compra, pois assim como encontramos Leite a 3,50 o litro, também havia lugares com leite a 2,50. A população tem que se conscientizar e nunca tomar atitude de estocar alimentos, pois pode fazer com que o estoque do mercado se esgote muito rápido, o que gera aumento de preço”, ressalta Russo.

Denúncias

O consumidor que se sentir lesado pode denunciar através do Facebook do Procon de Avaré. Outra opção é ir até a página do estabelecimento e pedir publicamente justificativa sobre eventuais preços elevados. “Somente com a pressão da população exigindo seus direitos será alcançado um mercado de consumo mais justo”, afirma o órgão.

A atuação do Procon de Avaré está restrita ao município e não é possível fiscalizar comércios de outras cidades. O contato pode ser feito pelos telefones (14) 3732-8263.

Os moradores da região podem fazer denúncias através do site da Fundação Procon SP. O endereço eletrônico é o https://www.procon.sp.gov.br.

One comment

  • Edvan

    1 de maio de 2020 at 01:11

    Boa noite precisa ver o preço do alho tbm tem subido muito tem mercado vendendo a $ 45,00 reais o kilo antes da pandemia não custava nem $ 30,00

    Reply

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *