AcontecendoGeralRestrições sobre lotéricas e cultos religiosos estão mantidas em Avaré

Executivo também se manifesta sobre vacinação contra a gripe e atualização de dados sobre pandemia do coronavírus
A Comarca26 de março de 20208 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/03/coronavirus-1583951542371_v2_956x500.jpg

A Prefeitura de Avaré informou através de nota pública no início da tarde de quinta-feira, 26, que “em que pese a adoção de medidas por parte da Presidência da República para incluir os cultos religiosos e casas lotéricas no grupo de serviços essenciais, a Prefeitura de Avaré esclarece que estão mantidas as restrições contidas no Decreto Municipal Nº 5778 de 21 de março, onde tais atividades não são consideradas como de utilidade essencial à garantia da vida humana nos termos já indicados e devidamente fundamentados”.

Desta forma, está vedado o funcionamento de tais setores em todo o município sob pena de infração grave à ordem pública sob o aspecto sanitário em prejuízo da segurança de mais de 90 mil que aqui residem.

A decisão do prefeito está de acordo com o que vem sendo reconhecido pela Justiça, especialmente o Supremo Tribunal Federal que, em recente decisão do ministro Marco Aurélio de Melo, reconheceu que cabe aos prefeitos municipais exercer a competência concorrente para restringir o acesso de pessoas em áreas públicas, bem como determinar que medidas de ordem a sanitária sejam aplicadas para preservar a vida humana, evitando a disseminação do novo coronavírus de forma ainda mais acelerada.

A manutenção dos efeitos do Decreto Nº 5778/2020 é extremamente imprescindível neste momento e não é diferente do que o mundo tem observado, todos com o mesmo propósito: salvar vidas e evitar o colapso no sistema público de saúde.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE – Como anteriormente divulgado, a Secretaria da Saúde de Avaré não prevê a adoção do sistema de vacinação dos pacientes em veículos, o chamado sistema “drive-thru” por não haver, neste momento, profissionais de saúde suficientemente disponíveis sem provocar prejuízo a outras frentes de atendimento que a cidade e o momento exigem.

No 3º dia da Campanha Nacional, a logística divulgada que consiste em vacinar a população mais idosa em escolas públicas já tem apresentado uma resposta eficiente da população e maior colaboração dos idosos que comparecem aos locais.

Até terça-feira, 25, 4.792 pessoas acima de 60 anos já haviam sido imunizadas em Avaré, o que representa cerca de 44% dos 10.721 idosos cadastrados no município. Os números oficiais do Ministério da Saúde mostram que a metodologia adotada está correta e principalmente, o objetivo vem sendo alcançado.

IDOSOS ACAMADOS – Conforme já divulgado, a partir da próxima semana, as equipes da Secretaria da Saúde de Avaré vão iniciar a vacinação dos idosos que estejam acamados em suas próprias residências.

Para isso, os dados estão sendo atualizados para que todos sejam atendidos o mais brevemente possível. É só aguardar a divulgação do início do serviço.

COSTA AZUL E EM BARRA GRANDE

Costa Azul: A vacinação no bairro será realizada nos dias 30 de março e 1º. de abril na CEI “Ana Soares De Oliveira”, das 13:30 às 16 horas.

Barra Grande: A vacinação no bairro será realizada nos dias 31 de março e 2 de abril no Posto de Saúde do Bairro, das 13:30 às 16:00h.

ZONA RURAL – A Secretaria da Saúde informa que, concluídas as etapas de vacinação dos idosos acamados, dos moradores dos bairros Costa Azul e Barra Grande, deverá divulgar o calendário para levar a campanha de vacinação até os moradores da zona rural do município, que devem aguardar a definição dos dias, locais e horários.

NÚMEROS – Os dados atualizados do novo coronavírus em Avaré até o início da tarde de quinta-feira, 26, era: 01 caso suspeito de um paciente internado no Hospital da Unesp de Botucatu, ainda sem resultado oficial dos exames complementares, mas que evolui bem ao tratamento e tem alta prevista para os próximos dias.

Um caso DESCARTADO de paciente encaminhado na semana anterior para o Hospital da Unesp de Botucatu que, após exames mais específicos, descartou tratar-se de infecção por coronavírus

Dois casos de Síndrome Respiratória Aguda com os pacientes que não se enquadram no diagnóstico prévio de infecção pelo coronavírus estão internados na Santa Casa de Misericórdia de Avaré e não devem ser considerados como suspeitos. O diagnóstico não os considera como passíveis de contaminação.

E um caso de SRA de paciente com internação prevista na Santa Casa de Misericórdia de Avaré para esta quinta-feira, 26.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *