DestaqueGeralSeccional de Polícia mantém Certificação ISO 9001 pelo 14º ano consecutivo

Auditoria para manutenção da Certificação do Sistema de Gestão de Qualidade foi realizada pela Fundação Vanzolini
A Comarca19 de dezembro de 20225 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/12/SECCIONAL-1.jpg

Na sexta-feira, dia 16/12, a Fundação Vanzolini realizou auditoria de manutenção da Certificação do Sistema de Gestão de Qualidade da Delegacia Seccional de Polícia de Avaré, e manteve, pelo 14º ano consecutivo, a continuidade do selo de qualidade para o escopo “procedimentos administrativos atribuídos ao Cartório Central e o monitoramento das atividades operacionais e investigativas”.

Responsável pela avaliação, o auditor líder Edilson Ebinger Garcia analisou uma amostragem de informações disponibilizadas pela Seccional e concluiu que o sistema está aderente à norma de referência (NBR ISO 9001:2015). Ele também evidenciou “o alto grau de comprometimento dos colaboradores com o Sistema de Gestão de Qualidade, a organização da documentação e dos processos, bem como o clima organizacional harmonioso”.

Foram analisados vários requisitos da norma, tais como conhecimento organizacional, riscos e oportunidades, planejamento de mudanças, gestão de recursos, controle de documentos e registros, monitoramento de satisfação do cliente externo e interno, e registros de  treinamento, habilidades, experiência e qualificações.

Participaram dos trabalhos todos os policiais envolvidos direta ou indiretamente no sistema, em especial o Delegado Seccional Rubens César Garcia Jorge, o Delegado Assistente Jorge Cardoso de Oliveira, o Escrivão Chefe Clóvis Kazunori Yamatsuka, o Investigador Chefe Alexandre Novaes Costa Aurani, bem como o Investigador Fernando Mantovani Tavares, responsável pelo Sistema de Gestão da Seccional.

Segundo o Delegado Rubens Jorge, a equipe da Delegacia Seccional de Polícia de Avaré tem seguido à risca os padrões de qualidade estabelecidos pela norma, demonstrando com isso solidez em seus procedimentos organizacionais e, principalmente, melhoria contínua dos serviços prestados.

PIONEIRISMO – A Seccional de Avaré foi a primeira instituição policial civil no Estado de São Paulo a conquistar a certificação ISO 9001, e a única a mantê-la até o momento. Com a certificação, a unidade demonstra que é viável uma repartição policial implantar e organizar processos de melhorias dos serviços.

A certificação com o selo ISO 9001 foi conquistada em 2009 e é renovada a cada três anos. Em 2015, a recertificação foi marcada pela ampliação do escopo da norma, que passou a incluir a atividade o trabalho de investigação.

Na recertificação de 2018 houve a migração da versão antiga da norma NBR ISO 9001 (de 2008) para a versão nova, de 2015. Para que isso ocorresse, delegados, investigadores e escrivães passaram por treinamento para atualização dos requisitos.

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização que tem como objetivo desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas no mundo inteiro. A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade (SGQ) que visa a melhoria e benefícios no desempenho de empresas e instituições públicas ou privadas a partir de sua implementação, funcionando como um instrumento para auxiliar gestores a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro das entidades.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *