AcontecendoSolenidade celebra patrono do Fórum da Comarca de Avaré

A Comarca22 de abril de 20154 min

Solenidade celebra patrono do Fórum da Comarca de Avaré

Da Redação 

O juiz André Norcia ressaltou a importância da preservação da memória histórica
O juiz André Norcia ressaltou a importância da preservação da memória histórica

Solenidade promovida na manhã de segunda-feira, 13, no Fórum da Comarca de Avaré celebrou a memória de Phidias de Barros Monteiro, patrono do órgão.

A celebração anual de cada patrono na data do seu nascimento é uma norma do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O evento contou com a presença do prefeito Poio Novaes, do procurador municipal Paulo Guazzelli e do juiz substituto André Luiz Rodrigo do Prado Norcia, além de servidores e convidados.

Durante o ato, o historiador Gesiel Júnior relatou aspectos biográficos do homenageado, que exerceu a função de juiz titular da Comarca de Avaré entre 1935 e 1944.

Em seu pronunciamento, Poio Novaes lembrou os laços do magistrado com a cidade, uma vez que seu filho Washington se casou com a avareense Benedicta Novaes, a ‘Dida’, filha caçula do fazendeiro Israel Pinto de Araújo Novaes, capitão da Guarda Nacional.

Já o juiz André Luiz ressaltou a importância da preservação da memória histórica, condição que o magistrado apontou como patriótica.

BIOGRAFIA – Nascido em Sorocaba em 13 de abril de 1881, Phidias de Barros Monteiro ingressou inicialmente na carreira policial.

Depois de atuar como magistrado em outras localidades, Monteiro assume em 26 de setembro de 1935 as funções de juiz titular da Comarca de Avaré, posto em que permaneceu até 15 de novembro de 1944.

O magistrado morreu em São Paulo no dia 5 de julho de 1959, aos 78 anos. Em 1966, por iniciativa do então deputado estadual Israel Dias Novaes, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou lei dando a denominação de Fórum Phidias de Barros Monteiro ao edifício sede do Poder Judiciário da Comarca de Avaré.

Em sua justificativa, o autor declarou que o homenageado “legou à história da magistratura bandeirante o timbre do seu saber e de seus nobilíssimos atributos, tornando-se realmente se um dos grandes juízes de São Paulo”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *