AcontecendoTribunal de Justiça de SP mantém proibição de provas de laçada de bezerro em Avaré

Multa pra quem desobedecer a decisão é de R$ 10 mil por evento
A Comarca24 de fevereiro de 20214 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/02/proibicao-prova-laco-bezerro-avare-conexao-planeta.jpg

Em mais uma vitória do bom senso e daqueles que defendem os direitos e a proteção dos animais, a 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão que determinou que a Prefeitura de Avaré e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha não realizem mais as provas laçada de bezerro e laço em dupla na cidade.

A multa estabelecida para quem desobedecer a decisão é de R$ 10 mil reais por evento.

Tradição trazida dos Estados Unidos, assim como as demais provas de rodeios do Brasil, na laçada de bezerro o peão persegue o filhote em cima do cavalo e após laçá-lo, o derruba no chão e depois amarra três pernas juntas. Já a prova do laço em dupla envolve dois cavaleiros que laçam o novilho no pescoço e nas patas traseiras.

Apesar dos envolvidos nessas práticas afirmarem que elas são uma “expressão artística e esportiva” e uma “manifestação cultural nacional”, o desembargador que julgou a ação proposta pelo Ministério Público mostrou opinião contrária em seu relatório.

“No conflito entre normas de direitos fundamentais – manifestação cultural e proteção aos animais/ao meio ambiente – deve-se interpretar de maneira mais favorável à proteção ao meio ambiente”, afirmou Ruy Alberto Leme Cavalheiro.

Ainda segundo o relator da ação, nem todas as práticas advindas de eventos com animais, como a prova de laço, devem ser preservadas simplesmente por tradição. “O evoluir da humanidade está justamente no aprimoramento de comportamento, ideias, hábitos, partindo para a melhoria da vida e para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, dos animais. Deve-se evitar toda ação que possa implicar em lesão, considerando-se que nem toda lesão corporal é externa e imediatamente percebida”, ressaltou. (Com Assessoria – Suzana Camargo – com informações da ONG Olhar Animal)

LEIA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL A COMARCA QUE CIRCULA NESTA SEXTA-FEIRA, 26/02

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *