DestaqueRegiãoSaúdeVacina contra a dengue do Instituto Butantan começa a ser aplicada na população de Botucatu

Butantan-DV, desenvolvida pelo instituto do Governo de São Paulo, é a primeira vacina do mundo em dose única contra os quatro sorotipos da doença
Reportagem19 de janeiro de 20264 min

O Governo de São Paulo participou no domingo (18) de um momento histórico para a saúde pública, com o início da vacinação contra a dengue utilizando a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan.

A Butantan-DV é a primeira do mundo em dose única, o que permite uma imunização mais rápida da população e reduz os custos e a logística de aplicação. Ela é tetravalente e foi desenvolvida para proteger contra os quatro sorotipos conhecidos do vírus.

“Com a Butantan-DV, São Paulo entrega ao Brasil uma vacina 100% nacional, em dose única, que facilita a adesão e amplia a proteção. Os estudos que embasaram o registro mostram eficácia global de 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue”, afirma Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde.

A auxiliar administrativa Tereza da Silva Lopes, de 44 anos, foi a primeira moradora da cidade a receber a vacina.

A vacinação começou a ser aplicada em moradores de Botucatu, única cidade de São Paulo escolhida pelo Ministério da Saúde para o estudo de impacto da imunização. O governo federal é o responsável pela estratégia de imunização, que inclui no Brasil também as cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo será composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos.

“O Instituto Butantan tem o maior orgulho de estar presente em Botucatu no lançamento da vacinação contra a dengue. É uma iniciativa do Estado de São Paulo, Secretaria de Saúde de São Paulo e Instituto Butantan de disponibilizar a Butantan DV para esse programa piloto. É um orgulho ver a ciência brasileira dando soluções para a saúde pública nacional”, diz Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.

O município de Botucatu foi escolhido pela sua estrutura de saúde e pela experiência comprovada em operações de vacinação em massa contra a Covid-19. O município também registrou a circulação do sorotipo DENV-3, responsável pelo aumento no número de registros de dengue no ano passado.

A meta é proteger 90% da população entre 15 e 59 anos e avaliar, em larga escala, a efetividade do novo imunizante, que já demonstrou segurança e eficácia em estudos clínicos anteriores.

A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp participa da ação e vai monitorar de perto os casos de dengue do município, a partir de uma análise laboratorial criteriosa. Os resultados vão compor o estudo.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *