Policiais Penais que compõem os Grupos de Intervenção Rápida (GIRs) e as Células de Intervenção Rápida (CIRs) participaram de um treinamento tático realizado no dia 18 de dezembro, na Penitenciária “Dr. Paulo Luciano de Campos”, de Avaré. O objetivo foi aperfeiçoar as técnicas de atuação em incidentes críticos, como rebeliões, motins e intervenções no interior dos presídios, além de promover a cooperação entre as equipes operacionais.
Cerca de 50 profissionais dos estabelecimentos prisionais de Avaré, Cerqueira César, Bernardino de Campos, Iaras, Itaí, Marília, Pirajuí e Taquarituba receberam a capacitação técnica, que contou com o aperfeiçoamento dos métodos de algemação, transposição e condução de detentos, controle de distúrbios, formação de escudos (invasão e evasão), formações táticas, manutenção e conservação de armamentos, instrução sobre munições químicas e não letais e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Para Alex dos Santos Souza, Chefe de Departamento de Segurança e Gestão (DSG) da Coordenadoria de Execução Penal da Região Noroeste (CEPRNOROESTE), treinamentos como este fortalecem a atuação integrada das equipes operacionais, elevam o nível de preparo dos Policiais Penais e contribuem diretamente para a manutenção da ordem e da segurança nas unidades. Segundo ele, a capacitação continuada é essencial para que os agentes estejam aptos a responder com eficiência, técnica e responsabilidade diante de incidentes críticos no ambiente prisional. – Por Caio Daniel, do CEPRNOROESTE.


