DestaqueAdeus à Professora Cauca

Professora faleceu na noite de quinta-feira, 6
A Comarca7 de fevereiro de 20204 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/02/84313581_10217186772210517_2932450257771954176_n-2.jpg

Faleceu em Avaré na noite de quinta-feira, 6 de fevereiro, aos 92 anos de idade, a querida Professora Cauca Gabriel Ferreira, nome marcante na história do ensino na região.
Viúva do saudoso empreendedor Cid Ferreira, com quem formou uma bela família, teve 5 filhos: Celi, Cíntia, Cátia, Cid Filho e Cenise.
De ascendência libanesa, natural de Piramboia, município de Anhembi, ela cursou o ginásio e o magistério em Botucatu, onde se formou. Iniciou a carreira em 1949, ensinando nas chamadas escolas isoladas em Manduri, Itaí, Pardinho e Avaré.
Em 1963, Dona Cauca fez vários aperfeiçoamentos no Instituto de Educação Cel. João Cruz e, na década de 1970, cursou Administração Escolar na Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA),onde ficou comissionada por dois anos. Nessa época, no período noturno, dava aulas no Instituto de Ensino Sedes Sapientiae.
Entre os anos de 1967 a 1988, ela integrou o corpo docente das Escolas Matilde Vieira e Maneco Dionisio, onde preparou uma legião de alunos que conservam por ela pleno reconhecimento. Nesse meio tempo ocupou a função de diretora substituta por um triênio e também serviu ainda na Delegacia de Ensino.
Mesmo após a sua aposentadoria, por amor à profissão, Dona Cauca continuou a lecionar por alguns anos nos cursos de Ensino Médio e de Magistério na Escola Estadual Cel. João Cruz.
Fundadora da Associação dos Professores Aposentados de Avaré (ASPA), ela presidiu a entidade por mais de dez anos, mostrando-se continuamente empenhada na valorização dos colegas.
Em 2014, a educadora, por iniciativa do vereador Edson Flávio Theodoro da Silva, o Edinho, seu ex-aluno, recebeu da Câmara Municipal de Avaré o título de “Mulher Benemérita”, honraria que lhe foi outorgada em reconhecimento por sua devoção à causa do ensino.
O corpo da educadora está sendo velado no Velório Municipal e o sepultamento acontece nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, às 16 horas. Nossas condolências aos familiares.
Paz infinita à Dona Cauca!
Texto: Gesiel Júnior
……………………………………………
A foto mostra Dona Cauca recebendo a comenda de “Mulher Benemérita” ao lado do empresário Cláudio Salomão, seu genro, e do vereador Edinho.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *