AcontecendoAgências da Caixa abrem neste sábado; alerta para possibilidade de filas e contágio

Atendimento é para os beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600,00
A Comarca29 de maio de 20209 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/05/tendas1590759155.jpg

A direção da Caixa Econômica Federal determinou a abertura de 2.213 agências neste sábado (30), das 8h às 12h. O quantitativo representa metade das unidades do banco. Com a mobilização e o empenho de aproximadamente 20 mil bancários, as agências funcionarão para atender aos beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 que quiserem sacar a segunda parcela do benefício.

Com o pagamento do auxílio mantido centralizado no banco e considerando o atual cenário da covid-19 no país, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) alerta para a possibilidade de retorno de aglomerações e filas nas agências. Outra preocupação da Fenae é com a exposição da população e dos bancários e o consequente risco de contaminação ao coronavírus.

Uma das principais cobranças da Fenae e de outras entidades representativas dos bancários ao Executivo federal é a descentralização do pagamento do auxílio. Às vésperas da segunda etapa para o saque do benefício, o governo ainda não tem definição sobre o assunto. No último dia 24, o governo federal voltou a divulgar que os Correios seriam uma opção para ajudar no cadastramento do benefício. Mas, o anúncio não foi confirmado e o pagamento continua sob a responsabilidade única da Caixa.

Além de não descentralizar o pagamento do auxílio emergencial, o presidente da Fenae destaca que a direção da Caixa, até este momento, não fez uma ampla e efetiva campanha de informação à sociedade. “Que esclareça, de forma clara a abrangente, os procedimentos para o cadastro e a concessão do benefício”, reforça Takemoto. “É por isso que as pessoas ainda acabam recorrendo às agências para o cadastramento ao auxílio, por exemplo (que só pode ser feito pela internet ou por aplicativo de celular), ou para situações que poderiam ser resolvidas por telefone”, acrescenta.

LIMITE — De acordo com a direção da Caixa, o auxílio emergencial foi pago a mais de 56 milhões de beneficiários. Conforme observa o presidente da Fenae, além do trabalho em diferentes sábados, os empregados da Caixa também estão, há semanas, começando o atendimento à população duas horas mais cedo (às 8h), todos os dias.

“Os empregados estão no limite físico e mental porque, desde o início, somente a Caixa vem fazendo o pagamento do auxílio”, lembra. “Isso demonstra a grandeza do trabalho essencial que vem sempre prestado pelos empregados do banco”, afirma Takemoto.

Diante deste contexto, a Fenae e o movimento sindical têm cobrado o encerramento das aberturas extraordinárias das agências, aos sábados. Para a federação, a medida não é mais necessária e coloca em risco de contaminação os bancários e a população. “Não faz sentido exigir ainda mais dos trabalhadores da Caixa, que já têm se destacado no trabalho constante de atendimento à população”, defende Sérgio Takemoto.

A representante dos empregados no Conselho de Administração do banco, Rita Serrano, também está preocupada com a situação. Ela observa que os trabalhadores estão prestando atendimento aos sábados praticamente desde o início da pandemia. “Há uma sobrecarga de trabalho para os colegas que estão na linha de frente (da assistência à população). A direção do banco precisa tomar medidas no sentido de diminuir esta sobrecarga de trabalho”, destaca Serrano.

NESTE SÁBADO — De acordo com o calendário divulgado pela Caixa, estarão autorizados a fazer o saque do auxílio emergencial, neste sábado (30), os trabalhadores informais, contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Microempreendedores Individuais (MEIs) nascidos em janeiro como também aqueles que receberam a primeira parcela do auxílio até o dia 30 de abril. Será possível, ainda, fazer transferência do benefício para contas da Caixa ou de outros bancos.

AVARÉ – Tendas, cadeiras, álcool em gel, senhas para controle de chegada e reforço na equipe de segurança fazem parte das medidas enquanto houver um grande número de pessoas em busca de atendimento na Caixa Econômica Federal de Avaré, que também estará aberta neste sábado, 30.

A estrutura disponibilizada pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré foi montada na Rua Maranhão. Portanto, não há motivos para a população antecipar a chegada ao local para o dia anterior, como vinha ocorrendo.

O movimento na agência bancária aumentou depois que o Governo Federal deu início ao pagamento do Auxílio Emergencial. Por dia, cerca de 500 pessoas passam pelo local para efetuar o saque do benefício ou buscar informações sobre serviços.

Além de garantir o conforto da população, a proposta da administração municipal é minimizar o risco de contágio pelo coronavírus. O atendimento começa a partir das 8 horas com o público prioritário. Em seguida, os funcionários da Caixa chamam os clientes por ordem de chegada, fazendo uma triagem rápida para direcionar os serviços, diminuindo o tempo de espera.

Já os seguranças orientam os usuários sobre a importância do distanciamento de 1,5 metro entre cada cliente. Além disso, as 220 cadeiras disponibilizadas no espaço são higienizadas após o uso.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *