PolíticaRegiãoÁguas de Santa Bárbara conquista 1º lugar no Índice de Gestão Municipal

A Comarca20 de outubro de 20215 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Aguas-de-Santa-Barbara.jpg

Com 67,48 pontos, a Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara ficou na primeira colocação da microrregião de Avaré no (IGMA) Índice de Gestão Municipal Aquila, da plataforma criada para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros na eficiência fiscal, saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento.

Em segundo lugar aparece a cidade de Cerqueira César, em terceiro lugar Paranapanema, em quarto Itatinga, em quinto Avaré, em sexto Arandu, em sétimo Iaras e em oitavo, Arandu.

A PLATAFORMA – A plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) foi criada com o objetivo de acompanhar a evolução dos municípios brasileiros. Na metodologia das Cidades Excelentes ela é a bússola que possibilita o monitoramento de cada um dos pilares do ciclo virtuoso de desenvolvimento municipal. Sua arquitetura foi desenhada para possibilitar que qualquer cidadão consulte a situação do seu município, entender as principais prioridades e a busca de cidades espelho.

O IGMA ficou entre os finalistas em duas categorias no 6º Prêmio de Gestão para Resultados, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento –BID 2º lugar – Categoria Geral Municípios 3º lugar – Categoria Monitoramento e Avaliação Municípios.

Baseada no conceito de BIG DATA, o Índice é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. Os dados são atualizados automaticamente assim que uma nova informação é disponibilizada.

O ÍNDICE – O IGMA de uma cidade representa a situação de como ela está, em termos de ciclo virtuoso de desenvolvimento humano, em comparação aos demais municípios do Brasil. A escala que varia de 0 a 100 situa-se em uma das 4 categorias ou níveis desse ciclo. Quanto mais próximo de 100 for o índice, mais excelente é a cidade e quanto mais próxima de 0, mais critica ela é. O resultado considera a realidade do momento. Isso porque o cenário da gestão municipal não é estático e a pontuação da plataforma IGMA apresenta a situação da cidade no momento da consulta.

VALORES DE REFERÊNCIA – Superior a 80: revela que os indicadores da cidade desempenham entre os melhores do país. Assim, ela é classificada como “excelente”; Entre 65 e 80: para o padrão brasileiro, em geral essas são cidades possuem 1 ou 2 pilares críticos e os demais têm bom desempenho. São denominadas como “desenvolvidas”; Entre 50 e 65: o município apresenta pilares com notas intermediárias ou estes possuem grandes variações entre si, apresentando pontuações muito boas e outras críticas. A sua classificação é “em desenvolvimento”; Inferior a 50: municípios são qualificados como estando em “situação crítica”. Eles apresentam baixo desempenho na maioria dos pilares e, geralmente, possuem menos capacidade de investimento e de prestação de serviço, não conseguindo promover o desenvolvimento humano na localidade de forma sustentável.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *