AcontecendoAparelho de eletrocardiograma quebrado complica atendimento no Pronto Socorro

A Comarca2 de julho de 20145 min

Aparelho de eletrocardiograma quebrado complica atendimento no Pronto Socorro

Devido ao problema, médicos teriam paralisado atendimento por cerca de uma hora; além do eletro, aparelho de raio-x está há mais de 30 dias quebrado

Da Redação

Pronto Socorro 6

Os médicos que prestam serviço no Pronto Socorro Municipal de Avaré (PS) paralisaram o atendimento na manhã de quinta-feira, 26, por cerca de uma hora. O fato ocorreu porque a unidade de saúde estava sem o aparelho de eletrocardiograma, essencial para avaliar possíveis distúrbios na condução elétrica do coração.

A paralisação foi confirmada pela equipe médica do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Segurança Pública (Gamp), empresa responsável pelos atendimentos no PS. Segundo os médicos, a unidade de saúde conta com três aparelhos de eletrocardiograma, porém todos estariam quebrados.

Em entrevista à Comarca, os médicos destacaram que a unidade não poderia funcionar sem o aparelho, já que o local presta atendimento prioritário de urgência e de emergência e que eles estariam respaldados pelas normas do Conselho Regional de Medicina (CRM). Eles alegaram ainda que precisariam se resguardar caso algum paciente viesse a óbito devido à falta do equipamento.

Caso a Secretaria de Saúde não coloque os aparelhos em funcionamento, os médicos alertam que os serviços poderão ser paralisados novamente.

A reportagem apurou que a secretária da Gamp teria ameaçado registrar um boletim de ocorrência por omissão de socorro caso os profissionais paralisassem os serviços, o que demonstra um desentendimento entre equipe médica e a empresa.

Informações dão conta ainda que os profissionais de saúde estariam descontentes com os constantes atrasos nos pagamentos. Segundo consta, o salário da equipe médica seria repassado somente na sexta-feira, 27, ou seja, com 12 dias de atraso.

TENSÃO – A falta do aparelho gerou tensão no Pronto Socorro na quinta-feira, 26. Uma paciente encaminhada à unidade pela equipe do Samu com problemas cardíacos teria, em um primeiro momento, sido recusada pela equipe médica.

A paciente somente foi aceita no PS após a Santa Casa de Misericórdia ter emprestado o aparelho. Ao tentar utilizar o equipamento, os enfermeiros detectaram que o eletro estaria descalibrado e não poderia ser utilizado. Diante do novo problema, a equipe de enfermagem acabou utilizando um aparelho que estava encostado há vários anos. O exame foi utilizado, porém a leitura do eletro não seria confiável.

A presença do eletrocardiograma na unidade fez com que os médicos voltassem a realizar os atendimentos normalmente. A breve paralisação gerou um acúmulo de pacientes nos corredores do Pronto Socorro Municipal.

RAIO-X – Além dos aparelhos de eletrocardiograma, o equipamento de Raio-X do Pronto Socorro de Avaré está quebrado há mais de 30 dias. Os pacientes que precisam realizar o exame estão sendo encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia. Diariamente, o PS realiza cerca de 150 exames.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *