DestaqueGeralArcebispo recomenda que católicos continuem usando máscaras nas missas

Dom Maurício pede que cuidados preventivos contra Covid-19 sejam mantidos
A Comarca22 de março de 20224 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/03/BISPO-1-1280x722.jpg

Embora o governador João Doria tenha anunciado a liberação do uso de máscaras em locais fechados no último dia 17, bem como a mesma determinação tenha sido seguida pelos prefeitos da região, o arcebispo de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo quer que os fiéis continuem usando máscara nas igrejas ainda como meio de combate à pandemia.

Em comunicado feito pela Equipe Arquidiocesana de Comunicação, na noite do mesmo dia 17, a Arquidiocese de Botucatu informou que continua a recomendar que “nos ambientes internos das igrejas e organizações eclesiais, seja mantido o uso das máscaras, sobretudo, para não colocar em risco a saúde das pessoas idosas, com comorbidades ou as que ainda não estão com a vacinação completa contra a Covid-19”.

O posicionamento da Igreja Católica na região ocorreu após o governo do Estado anunciar na mesma data o fim da obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes fechados, à exceção dos transportes públicos e unidades médico-hospitalares. O comunicado feito em nome do arcebispo diz ser “importante que ainda se mantenham os cuidados preventivos, como a higienização das mãos, a limpeza e a ventilação dos ambientes”.

Entretanto, a determinação varia de bispado para bispado, pois em Brasília, o arcebispo dom Paulo Cezar Costa tornou facultativo o uso de máscara nas missas e demais eventos eclesiais. Em nota, disse que “o fiel é livre para utilizar ou não a proteção facial”. Também no Rio de Janeiro o uso da máscara fica a cargo do fiel.

Recomendação X obrigação – O advogado Paulo Henrique Cremoneze, que é membro da União dos Juristas Católicos de São Paulo argumenta que os bispos podem recomendar a utilização de máscaras durante missas e eventos pastorais. Entretanto, ele afirma que eles “não podem exigir algo que o Estado não exige.”

“Discute-se muito se o próprio Estado poderia adotar todas as medidas que adotou na pandemia, por isso a delicadeza da posição da Igreja”, diz Cremoneze, lembrando que o uso das máscaras não é proibido e que a consciência e a segurança de cada fiel contam muito.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *