DestaqueEconomiaFaculdade Eduvale realiza a 1ª Feira de Apicultores do Estado de SP

Objetivo foi fortalecer o desenvolvimento da apicultura na região, já que o setor proporciona inúmeros benefícios econômicos e sociais
A Comarca22 de março de 20225 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/03/FEIRA-APICULTURA-1-1280x853.jpg

Avaré sediou na sexta-feira, 18, a 1ª Feira de Apicultores do estado de São Paulo realizada pela Faculdade Eduvale em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do estado de São Paulo, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Associação de Apicultores e Meliponicultores de Avaré e Região (AAMARE).

Realizada na Fazenda Eduvale, a primeira edição foi um sucesso e reuniu mais de 300 participantes entre apicultores, empresários da área, autoridades do governo estadual e de entidades representativas da apicultura e da meliponicultura do agronegócio nacional, além dosuniversitários dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Faculdade Eduvale.

A abertura solene contou com a presença do Dr. Claudio Mansur Salomão, presidente mantenedor da Faculdade Eduvale, seguida pela inauguração oficial da APL (Arranjo Produtivo Legal). “A criação do Arranjo Produtivo Local demonstra, cada vez mais, a força dessa cadeia produtiva do mel na região e seu potencial de crescimento ao longo dos anos. A Suzano apoia essa ação por meio do Programa Colmeias, que auxilia apicultores e apicultoras em processos de gestão, produção e comercialização do produto, cedendo áreas de nossa base florestal para pasto apícola”, disse Ludmila Garrossino, analista de Desenvolvimento Social da Suzano.

Os participantes ainda puderam assistir palestras sobre assuntos relevantes relacionados à apicultura. Cenário atual, a importância da abelha para o meio ambiente, empreendedorismo, legislação de produtos artesanais, linhas de crédito, emissão de GTA na apicultura e a relação da gestão de defesa animal e vegetal foram os temas abordados.

O encontro ainda contou com exposições de produtos, materiais e alimentos das empresas Lucra Mel EPIs, Just Bee, L&J Apis, APICUESTA, Mel Cuesta, Fábrica de Caixas Zé Colméia, Maicom e Rosa Hidromel, Vicentini Material Apícola, Padaria Apícola, Favorito Produtos Apícolas e Apiário Singh.

O objetivo do evento foi fortalecer o desenvolvimento da apicultura na região, já que o setor proporciona inúmeros benefícios econômicos e sociais para o país e contribui para o equilíbrio ambientaltendo em vista o importante papel que as abelhas desempenham na preservação dos ecossistemas por meio da polinização. “O evento levou conhecimento e informações atuais para os apicultores, meliponicutores e investidores que desejam empreende no pujante ramo do agronegócio brasileiro, além de demonstrar na prática a atuação do biólogo no desenvolvimento dessa importante atividade econômica, social e ambiental”, concluiu a Dra. Ligia Corazza, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré e a responsável pela organização da primeira edição da feira.

As empresas Rádio Avaré, Eduvale FM, Jovem Pan Avaré, Do Vale TV, Café Campino e Lanza Citruse as entidades FAESP, SENAR, SEBRAE e Sindicato Rural de apoiaram a primeira edição da Feira de Apicultores.

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *