DestaqueGeralAvaré chega a quase 1.500 notificações de dengue com três pessoas internadas

Em Botucatu foram confirmadas as mortes de quatro pessoas em decorrência da doença
Reportagem15 de abril de 20247 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2024/04/1713191322609234.jpg

Nos últimos dias, o avanço da Dengue em todo país passou a ser uma das principais pautas de discussões. Avaré, recentemente, ultrapassou mais de 1.400 notificações de possíveis casos; na vizinha Botucatu, por sua vez, foram confirmadas as mortes de quatro pessoas em decorrência da doença. O agravamento da crise gerou, em dois vereadores, Adalgisa Ward (Podemos) e Hidalgo André de Freitas (PSD), pedidos para que a Secretaria Municipal de Saúde intensifique suas ações, bem como questionamentos quanto ao enfrentamento realizado até o momento na cidade.

No caso de Hidalgo de Freitas, o parlamentar elaborou, nas últimas semanas, requerimentos direcionado ao setor competente para que seja promovido, na cidade, uma ‘Semana de Mobilização Contra a Dengue’. A medida solicita ao Paço Municipal que estabeleça atividades relacionadas ao tema e, consequentemente,crie o ‘Programa de Mobilização Escolar Contra a Dengue’ nas unidades públicas e privadas. “A dengue é uma doença que representa um desafio significativo para a saúde pública, requerendo esforços contínuos de prevenção e controle. A realização da ‘Semana de Mobilização Contra a Dengue’, com atividades relacionadas ao tema, visa fortalecer as ações de conscientização e combate à doença em nosso município. É de suma importância que o município também se engaje nessa mobilização nacional, promovendo atividades que envolvam toda a comunidade na luta contra a proliferação do mosquito transmissor, representando um passo importante para a promoção da saúde pública e a conscientização da população sobre a importância de medidas preventivas e de combate à dengue”, frisou o vereador em sua iniciativa.

Em sua concepção, a campanha poderias ser composta atividades educativas, de prevenção e combate à dengue, envolvendo órgãos públicos, instituições de ensino, organizações não governamentais e a comunidade em geral como, palestras informativas, distribuição de materiais educativos sobre prevenção e combate, mutirões de limpeza em áreas propensas à proliferação do mosquito Aedes aegypti, capacitação de agentes de saúde e multiplicadores de informações e campanhas de conscientização da população sobre a importância da eliminação de focos do mosquito transmissor.

“Quanto à criação do ‘Programa de Mobilização Escolar Contra a Dengue’, este teria como objetivo promover ações educativas e preventivas nas escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio visando à formação de agentes multiplicadores entre alunos, professores, gestores e funcionários das escolas, para disseminação de informações sobre prevenção e combate à dengue, assim como o desenvolvimento de competências para a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor”, afirmou ele à reportagem do jornal A Comarca nesta semana.

Busca-se envolver toda a comunidade escolar na luta contra o mosquito transmissor, promovendo ações educativas e preventivas que possam contribuir significativamente para a redução dos casos de dengue no município.

Já a parlamentar Adalgisa Ward também elaborou requerimento questionando os números divulgados pela Prefeitura neste ano. “Quais ações estão sendo tomadas para o enfrentamento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, quantos foram os casos de dengue registrados pela Secretaria Municipal da Saúde em 2023 até a presente data e quantos óbitos já foram relacionados a isso em nossa cidade?”, indagou a vereadora no documento. Ela também solicitou informações quanto ao tempo para a verificação de diagnósticos e dos exames de sangue, além de perguntar quanto à existência de uma equipe responsável especificamente pelo setor na cidade.

Ambos os documentos foram enviados para os setores competentes da Prefeitura de Avaré. De acordo com o último boletim enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação, em 12 de abril, de janeiro até o dia 11 de abril Avaré registrou 1.472 notificações, com 816 casos positivos, 629 negativos, 27 em investigação e 3 pessoas internadas.

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *