DestaqueEconomiaComo calcular corretamente o valor do metro quadrado de um imóvel

Descubra como realizar o cálculo correto do valor da sua propriedade com base no metro quadrado.
Reportagem11 de abril de 202411 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2024/04/istockphoto-1188220350-1024x1024-1.jpg

Fazer um bom negócio no mercado imobiliário implica estar por dentro dos valores praticados no setor.

Saber calcular o quanto custa o metro quadrado do seu apartamento em Guarulhos pode lhe auxiliar a atrair mais compradores e a fechar acordos mais rapidamente.

Confira nossas dicas para saber por onde começar para fazer o cálculo certo.

  1. Fale com outros proprietários do seu bairro

Por mais que você queira vender a sua casa por 500 mil reais, de nada vai adiantar esse desejo se os imóveis na sua região estão sendo vendidos a 290 ou a 350 mil reais.

Conversar com outros proprietários da área onde os seus imóveis à venda estão localizados ajudará você a manter um valor realista de venda para as suas propriedades.

 

Ainda que o ap barato do seu vizinho tenha uma metragem diferente da sua casa, é só pegar o preço do imóvel dele e dividir pela metragem.

Assim você poderá chegar a uma média do valor do metro quadrado que está sendo cobrado na sua vizinhança.

A partir daí, é só adaptar o valor às medidas da sua casa para chegar a um possível preço que poderia ser cobrado de forma realista pela sua propriedade.

Caso esteja vendendo um apartamento ou uma casa em condomínio, vale a pena buscar saber se há outro imóvel no condomínio à venda por qual valor está sendo vendido.

É claro que você não tem a obrigação de pedir o mesmo valor.

Contudo, garantir que o seu imóvel esteja dentro da faixa de preço cobrada na região é uma boa forma de vender a propriedade mais rapidamente.

  1. Pesquise na internet o preço dos imóveis à venda na sua região

Na correria do dia a dia, nem todo mundo tem tempo para conversar com os vizinhos e buscar por conta própria imóveis à venda nas redondezas.

Para essas pessoas com falta de tempo, uma alternativa é o uso da internet.

Pesquise em sites de classificados de casas à venda por propriedades similares à sua que foram colocadas para vender.

Abuse dos filtros disponíveis nesses sites.Refine sua busca quanto ao número de quartos, área do imóvel, região e número de vagas na garagem, por exemplo, para encontrar as propriedades mais parecidas o possível com a sua.

Havendo poucas moradias à venda no seu bairro, é possível partir para outras regiões, mas tendo sempre em mente os seguintes fatores:

  • Localização: bairros com segurança, amplas escolhas de lazer, arborizados e com boa mobilidade urbana valorizam o metro quadrado de qualquer imóvel.

Casas com quintale apêsperto do centro comercial ou em áreas nobres são muito buscados e a procura reflete no valordesses imóveis.

  • Conservação: propriedades novas, reformadas e bem conservadas oferecem uma segurança maiorpara quem busca casas para morar.

Se você corrigir nem que sejam algumas pequenas imperfeições na estrutura e no acabamento do seu imóvel, já poderá garantir um maior preço de venda para a sua propriedade.

 

  • Quantidade de quartos: o número de dormitórios é outro ponto que influencia o valor de uma casa.

Se as suas casas com quintal possuem mais de três dormitórios, um valor maior pode ser pedido na hora da venda.

  • Condomínio: Áreas comuns grandes para poder passear com o cachorro ou com churrasqueira para eventos familiares influenciam o valor de um imóvel.

Portanto, se o seu condomínio tem benefícios e itens de lazer como playground, salão de festa, piscina e mais de uma vaga de garagem, o metro quadrado de qualquer imóvel a ser vendido no prédio será maior também.

O cálculo para saber o quanto essas áreas comuns aumentam o metro quadrado do seu imóvel é bem simples.

Você só precisa dividir o metro quadrado total das áreas comuns pelo número de moradias no condomínio.

Um exemplo seria um prédio com 20 unidades habitacionais e com 800 metros quadrados de áreascomuns.

Como 800 divididos por 20 dá 40, seria então esse valor (40 m²) que deveria ser acrescentado a cada apartamento para o cálculo do valor do metro quadrado.

Com vagas privativas de garagem, o cálculo é ainda mais simples. É só tirar as medidas do estacionamento e adicionar o valor à área útil do seu imóvel.

Caso o espaço da garagem seja rotativo, o mesmo deve entrar no cálculo das áreas comuns.

  1. Não se esqueça da área externa ao contabilizar o metro quadrado

Uma dúvida comum na hora de calcular o metro quadrado é quando tratamos de quintais, jardins, sacadas e varandas.

Essas áreas externas também entram no cálculo do metro quadrado.

Então, na hora de multiplicar o valor do metro quadrado da região pela área do seu imóvel, inclua esses ambientes ao ar livre no cálculo final.

Importante ressaltar que, caso você more em um condomínio no qual haja unidades com uma boa vista da sacada, e outras que não possuam uma vista tão boa assim, as mesmas podem ser vendidas a um valor diferenciado.

Por exemplo, se no seu andar o seu apartamento tem vista para a praia ou para uma praça movimentada, você pode pedir um valor maior pelo metro quadrado do seu imóvel.

E se houver um vizinho seu, no mesmo andar, colocando um ap barato à venda que possui vista para comunidades ou outros prédios, você não precisa se preocupar.

Essa “concorrência” não fará mal a você, pois imóveis com uma boa vista sempre serão mais bem vistos que aqueles que não possuem uma vista tão boa assim.

  1. Conclusão

Usando essas dicas simples, você conseguirá com êxito calcular corretamente o valor do metro quadrado do seu imóvel.

Contudo, é bom lembrar que você não precisa seguir todas essas regras à risca. Se preferir, pode optar por uma ou mais – a escolha é sua.

O importante é se ater à realidade da sua região e buscar manter o preço do seu imóvel compatível com os valores praticados nas redondezas.

Se esse artigo foi útil de alguma forma para você, siga-nos nas nossas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos para compartilhar com a família e amigos!

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *