AcontecendoDestaqueAvaré tem 95% de pacientes curados da Covid-19, mas casos continuam em alta

Falta de fiscalização faz com que aglomerações ocorram com frequência nos fins de semana
A Comarca23 de outubro de 20204 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/07/boletim-corona-2.jpg

A Secretaria Municipal da Saúde informou na manhã desta sexta-feira, 23, os dados atualizados sobre a pandemia do coronavírus em Avaré. Desde o último boletim emitido na quarta-feira, 21, foram 11 novos casos positivados na cidade, saltando de 808 para 819 os casos desde o início da pandemia em março.

A falta de testagem da população avareense continua pondo em dúvida os números fornecidos pela secretaria, já que cidades menores que Avaré possuem índices de infectados de duas a três vezes maiores. Os óbitos contabilizados na cidade também são contestáveis, mas não a ponto de deixar a cidade fora do ranking de municípios com menos mortes registradas no estado em se tratando de cidades com população entre 50 e 100 mil habitantes.

FALTA DE FISCALIZAÇÃO – Embora os índices da Covid-19 sejam favoráveis em Avaré, a falta de fiscalização por parte da prefeitura pode comprometer esses números. No último final de semana, um dos quiosques do lanchódromo simplesmente ultrapassou os limites do bom senso, permitindo aglomeração de clientes sem ao menos exigir o uso de máscara que era o mínimo a se fazer. Sem contar o som de música ao vivo que chegou até mesmo a atrapalhar a celebração de missa no Santuário de Nossa Senhora das Dores. O assunto foi abordado por vereadores na sessão de Câmara de segunda-feira, 19.

EMPURRA-EMPURRA – Por outro lado, a reportagem do Jornal A Comarca procurou saber junto à prefeitura o que o setor de fiscalização iria fazer com relação ao problema. E a resposta que veio foi simplesmente: “aglomeração na rua é de competências da PM a dispersão”.

Já o comando do policiamento militar, em resposta anterior fornecida a um órgão de imprensa da cidade, declarou que não cabe a PM dispersar aglomerações, a menos que seja solicitada por parte do setor de fiscalização da prefeitura.

BOLETIM DESTA SEXTA-FEIRA:

  • 819 casos confirmados: 16 pessoas em isolamento domiciliar, 780 curados, 19 óbitos, 4 pacientes internados na Santa Casa da Misericórdia de Avaré;
  • 1 paciente internado aguardando resultado de exame;
  • 1 suspeito aguardando resultado de exame em domicílio;
  • 4102 casos descartados, incluindo exames feitos em laboratórios particulares.

Além da disponibilização diária no Portal da Transparência da Prefeitura de Avaré, o boletim também está disponível no link https://www.avare.sp.gov.br/index.php/coronavirus.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *