AcontecendoCâmara aprova projeto que inclui várias classes na ordem de vacinação contra a Covid-19 em Avaré

Servidores municipais, bancários, comerciantes e comerciários e pacientes de hemodiálise e portadores de câncer passam ser prioritários na imunização
A Comarca19 de abril de 20215 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Fachada-da-Câmara.jpg

Na sessão extraordinária realizada na segunda-feira, 12, a Câmara Municipal de Avaré deu um passo importante na garantia da inclusão de várias classes na ordem de vacinação contra a Covid-19 em Avaré.

Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei 63/2021, de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara, Roberto Araujo (PTB), que determina a prioridade na vacinação contra a Covid-19 aos servidores públicos municipais e aos profissionais do setor Bancário no município de Avaré.

Inicialmente o PL de Roberto Araujo sugeria a inclusão apenas do funcionalismo público e dos bancários, mas ao passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) recebeu emenda por parte da vice-presidente da comissão Carla Flores (MDB), pedindo que também fizesse parte da listagem os pacientes de hemodiálise e os portadores de câncer, bem como de comerciantes e comerciários.

Ao justificar a tramitação do projeto, o autor Roberto Araujo explicou que a ideia nasceu de um pedido feito por um representante do sindicato dos bancários de Avaré. “E quero deixar bem claro que esse projeto não vai em hipótese nenhuma alterar a ordem cronológica dos idosos que já estão sendo vacinados. Esse projeto visa utilizar as vacinas que sobram no final do dia, que totalizam em média de 10 a 20 doses”, destacou.

OUTRAS CLASSES – Durante a discussão do projeto surgiram ideias de inclusão de novas classes de profissionais, como dos vigilantes bancários e também de padres e pastores. Diante disso, o autor do projeto frisou que mesmo que a lei seja sancionada pelo prefeito, nada impede que alterações sejam feitas com objetivo de incluir novas classes de profissionais que atuam em contato presencial no dia a dia, até mesmo trabalhadores de supermercados como operadores de caixa entre outros.

MAIS PROJETOS – Ao todo a sessão extraordinária realizada na segunda-feira, dia 12, contou com 15 projetos na Ordem do Dia, entre os vetos apostos pelo prefeito Jô Silvestre, em número de cinco, e os projetos da criação do Auxílio Emergencial Complementar e da multa para quem furar a fila da vacinação (ver matérias nesta página).

Também estiveram na pauta dos vereadores outros projetos que receberam aprovação unânime, sendo dois que se referem ao regime de teletrabalho na Câmara, um projeto de decreto criando a “Medalha Rui Barbosa”, destinada a advogados que se destacam na área (autoria do vereador Marcelo Ortega), o PL que torna obrigatória a transmissão ao vivo e online das licitações da Prefeitura e da Câmara, e outro que cria a plataforma digital de obras públicas do município, ambos do vereador Hidalgo André de Freitas.

ARQUIVADO – Vale destacar que o primeiro projeto discutido e votado na sessão extraordinária, de autoria do vereador Luiz Claudio, acabou rejeitado e arquivado. Nele o vereador pedia para que as sessões que caíssem em datas como feriados ou pontos facultativos fossem transferidas para o dia útil subsequente, mas a ideia não foi acatada pela maioria e o projeto foi rejeitado pelo placar de 7 x 6, com o voto de minerva do presidente Flávio Zandoná.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *