AcontecendoPolíticaCâmara aprova projeto que institui campanha de prevenção e combate ao suicídio e automutilação

“Acolha a Vida” é uma iniciativa da vereadora Ana Paula do Conselho destinada a crianças, adolescentes e jovens
A Comarca4 de julho de 20214 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/acolha-a-vida.jpg

Os vereadores aprovaram por unanimidade na última sessão ordinária do primeiro semestre de 2021, projeto de lei de autoria da vereadora e 1ª secretária Ana Paula do Conselho (Republicanos) que institui a campanha “Acolha a Vida”, destinada a prevenção e combate ao suicídio e automutilação de crianças, jovens e adolesceste na cidade de Avaré.

O PL da vereadora Ana Paula tem por objetivo implantar em Avaré uma campanha que foi lançada pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com iniciativa da Secretaria Nacional da Família, e faz parte das Metas Nacionais Prioritárias do Governo Federal. O ponto alto da campanha, segundo o projeto, é desenvolver ações na cidade durante o mês de setembro.

“Dentro do conceito de conscientização e orientação dos perigos, estaremos convidando as autoridades policiais e civis, o Ministério Público, os conselhos tutelares, a Secretaria de Saúde e de Educação e a população a participarem de palestras e sessões solenes num amplo debate sobre o suicídio e a automutilação, no âmbito municipal”, destaca Ana Paula.

A vereadora explica em seu projeto no Brasil estima-se que uma pessoa vem a óbito a cada 45 minutos por suicídio e que a autolesão sem intenção suicida entre adolescentes é elevada, tanto na população em geral quanto entre pessoas que sofrem com problemas psiquiátricos. “Apesar de não se tratar de um fenômeno recente, há grande demanda quanto à compreensão dos fatores de risco e ao desenvolvimento de programas contínuos e intersetoriais de intervenção”, justifica.

Durante a votação do projeto, vários vereadores pediram a palavra para elogiar a iniciativa da vereadora Ana Paula e se colocaram à disposição para ajudar no que for possível para que a campanha se concretize.

PÚBLICO-ALVO – O público prioritário da campanha são as pessoas próximas às possíveis vítimas, com destaque para os familiares e educadores. A campanha consiste na produção e veiculação de materiais sobre o tema, e a realização de eventos de capacitação. Como consequência, a iniciativa visa reduzir o número de novos casos e mortes associados à automutilação e ao suicídio, bem como conscientizar e contribuir para a formação e desenvolvimento de ambientes familiares e sociais sadios, que promovam relacionamentos saudáveis e sustentáveis.

VEREADORA ANA PAULA DO CONSELHO, AUTORA DO PROJETO

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *