CulturaDestaqueCineSolarzinho retorna à região nesta semana

O projeto exibe curtas-metragens brasileiros e o filme infantil ‘Dumbo’, nas cidades de Águas de Santa Bárbara e Paranapanema, com entrada gratuita e distribuição de pipoca
A Comarca30 de maio de 20229 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/05/unnamed-1-1280x855.jpg

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que retorna nesta semana à região de Itapetininga (SP),nas cidades de Águas de Santa Bárbara (quarta-feira, dia 01/06) e Paranapanema (quinta-feira, dia 02/06) com atividades culturais para a população. Com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e das Prefeituras Municipais, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o filme infantil “Dumbo”. Nas sessões, que têm entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.

O CineSolar – que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil -é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

“Os equipamentos de difusão cultural, como o CineSolar, têm a capacidade de transformar o olhar de crianças, jovens e adultos. Nós, do Instituto CPFL, queremos ajudar a promover essa transformação em diversas comunidades, por todo o país”, explica a gerente executiva do Instituto CPFL, Daniela Pagotto.

Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o CineSolarzinhotambém ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).“As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com pessoas de todas as idades, colocando o públicoem contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alário.

Oficinema on-line – Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Na cidade de Guareí, no Clube das Mães, o projeto contempla a OficinemaSolar on-line, que utiliza a linguagem audiovisual e a educação ambiental, com crianças e jovens estudantes da rede pública.

No encontro são abordados temas sobre produção de vídeo e os ODS. Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado pela equipe do CineSolarzinho e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local.

A 2ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energiae apoio do Instituto CPFL, da Prefeitura Municipal de Paranapanema,Prefeitura Municipal de Guareí e da Prefeitura Municipal de Águas de Santa Bárbara e do CRAS Madre Hugolina, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

PROGRAMAÇÃO

Águas de Santa Bárbara

Sessão Cinema

Data: quarta-feira (01/06)

Horários: 18h – Sessão de curtas-metragens infantis

19h – ‘Dumbo’

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Praça da Matriz, Praça Padre Luiz Stefanello – Centro – Águas de Santa Bárbara/SP

Paranapanema

Sessão Cinema

Data: quinta-feira (02/06)

Horários: 18h – Sessão de curtas-metragens infantis

19h – ‘Dumbo’

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Centro Multicultural – Rua Egídio Pinto dos Santos, 95 – Vila Leme – Paranapanema/SP

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *