AcontecendoPolíticaComissão Processante contra Marcelo Ortega opta pelo arquivamento das denuncias

Membros se reuniram no dia 10 de novembro e tomaram decisão depois de analisar a defesa do vereador acusado
A Comarca22 de novembro de 20216 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Vereador-Ortega.jpg

A Comissão Processante (CP) que investiga denuncia de quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Marcelo Ortega (Podemos), pode chegar a um desfecho na segunda-feira, 29. Os membros da comissão, vereadores Hidalgo de Freitas (PSD), Carla Flores (MDB) e Isabel Dadario (PSL) se reuniram na quarta-feira, 10, com o propósito de analisar e deliberar a defesa apresentada pelo vereador acusado.

Conforme apurado em primeira mão pela reportagem do Jornal A Comarca junto ao presidente da CP, Dr. Hidalgo, um parecer foi elaborado e deverá ser lido na sessão ordinária de segunda-feira (22). Não foi possível à Comarca ter acesso a integra do parecer até o fechamento da edição impressa, na quinta-feira (18), mas sabe-se que os membros tiveram opinião unânime pelo arquivamento da CP.

Vale destacar que o parecer da comissão deverá ser lido e posteriormente votado em Plenário, bastando maioria simples para o arquivamento ou continuidade da CP. Ele foi apontado na sessão desta segunda-feira e é grande a possibilidade de ser votado na segunda-feira, 29.

RELEMBRE O CASO – A CP contra o vereador Marcelo Ortega foi instaurada a pedido da munícipe Claudia Aparecida Angstmann. Ela acusa o parlamentar de “ter provocado pânico na cidade” depois de falar na tribuna, durante a Palavra Livre, que “pacientes com covid estariam sendo intubados sem a sedação necessária”.

Além desse motivo, a denunciante também alega que o vereador Marcelo Ortega teve participação numa ação judicial movida contra o projeto de lei complementar do prefeito Jô Silvestre, no qual ele criava e organizava o Conselho Municipal do Plano Diretor.

A denuncia afirma que o advogado que impetrou com o mandado de segurança, na condição de representante dos requerentes, os vereadores Tenente Carlos Wagner e Adalgisa Ward (ambos do PSD), é sócio do vereador Marcelo Ortega, que supostamente teria sido o real autor da ação judicial.

DEFESA – Em contato com o vereador Ortega, a reportagem do A Comarca conseguiu uma síntese da defesa apresentada à comissão processante. “A denúncia se fundamenta em uma norma revogada e que não mais existe no ordenamento jurídico do município. O denunciado não pode ser processado por supostamente infringir uma norma jurídica inexistente, revogada e que não produz mais nenhum efeito”, diz um trecho do documento.

A defesa de Ortega também fala sobre a ausência de documentos fundamentais para a defesa no processo de cassação. “Em um processo de cassação todos os documentos e peças precisam estar organizados e enumerados, até porque é um processo, cujos documentos e peças são parte integrantes, inseparáveis que dão vida ao próprio processo. Antes de a mesa diretora revogar o ato da mesa nº 31/2021 que havia instalado a mesma comissão processante, o denunciado apresentou sua defesa prévia. Com essa defesa prévia, o denunciado juntou documentos. Em seguida, sobreveio o parecer da comissão que ignorou as nulidades apresentadas e opinou por seu prosseguimento”.

Outro trecho da defesa fala sobre a suspensão da CP pela justiça “que identificou graves nulidades em uma verdadeira violação ao amplo direito de defesa e contraditório do denunciado”. Além disso, a defesa cita que a mesa diretora da Câmara promoveu novo sorteio para formação da CP mais de um mês após o prazo final de 90 dias que a comissão tinha para apurar as denúncias.

Na defesa do vereador, que contém 50 páginas, tem também argumentações sobre o fato de Ortega ter supostamente participado de um mandado de segurança contra um projeto do prefeito Jô Silvestre aprovado pela Casa. Oito testemunhas assinam em favor do vereador.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *