AcontecendoPolíticaContas de Jô Silvestre e título de cidadania estão na pauta da sessão extraordinária desta sexta-feira

Vereadores votarão o parecer contrário do TCE às contas de 2017 e também título ao radialista Rodivaldo Rípoli
A Comarca15 de julho de 20214 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/07/tribunal-de-contas.jpg

Em consequência do recesso parlamentar do mês de julho, a Câmara de Vereadores se reúne em sessão extraordinária nesta sexta-feira, dia 16, para discutir e votar aberturas de créditos especiais ao setor de saúde do município, e também dois projetos polêmicos que deverão provocar discussões entre as base governista e de oposição.

De acordo com a Ordem do Dia expedida pela diretoria da Câmara, o primeiro assunto polêmico será a votação da outorga de título de Cidadão Avareense ao radialista e ex-vereador Rodivaldo Rípoli. A discussão certamente ficará por conta das alterações feitas no Regimento Interno (RI), que anteriormente regia que os projetos de decretos de títulos honoríficos precisavam de dois terços da maioria para serem aprovados (mínimo de 9 votos).

Com as mudanças propostas e aprovadas pela Mesa Diretora, basta a maioria simples dos vereadores para que os projetos do gênero sejam aprovados, ou seja, 7 votos. Essa alteração no RI deverá ser a tônica da discussão por parte dos vereadores da oposição, que se posicionam contrários à aprovação do título levando em conta que ex-vereador Rípoli teve seu mandato cassado em 2015 por quebra de decoro parlamentar.

Outro projeto que certamente levará a debates e discussões é o parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado (TCE), relativo às contas do primeiro ano de governo do atual prefeito Jô Silvestre (2017). Para a derrubada do parece do tribunal são necessários dois terços dos votos dos vereadores (pelo menos 9), diante de uma situação que aponta para ao menos 7 votos favoráveis a Jô Silvestre.

Até esta quinta-feira tudo indicava que o Chefe do Executivo teria suas contas rejeitadas pela Câmara, já que a bancada de oposição, formada por seis vereadores, estaria irredutível e acompanharia o parecer contrário do TCE.

A sessão extraordinária tem início previsto a partir das 15 horas.

LEIA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL A COMARCA QUE CIRCULA NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 16

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *