CulturaDestaqueCordelista Maurício de Barros percorre escolas de Avaré no Projeto “Bate-Papo com o Autor”

Escritor venceu edital do ProAC e irá percorrer 20 escolas de Avaré para divulgar o Cordel, expressão cultural típica do nordeste
A Comarca5 de abril de 20223 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/04/EMEB-1280x623.jpg

Alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram de um bate-papo com o cordelista Maurício de Barros. Radicado em Avaré, o escritor pernambucano é referência em literatura de cordel, manifestação cultural que combina escrita, oralidade e xilogravura.

O encontro realizado no último dia 29 na Escola Municipal Maria Theresa de Oliveira Picalho (Dondoca) contou ainda com a presença de alunos das EMEBs Fausto dos Santos Rodrigues e Salim Antonio Curiati.

A exposição faz parte do projeto que Barros vem desenvolvendo em escolas de Avaré para divulgar a expressão cultural brasileira que é típica do nordeste do país e se manifesta por meio de histórias gravadas em folhetos pendurados em cordas.

Maurício de Barros irá percorrer 20 escolas de Avaré com o Projeto “Bate-Papo com o Autor”, contemplado com o ProAC, Programa de Fomento à Cultura do Estado de São Paulo, edital 2021, ano mais concorrido da história do programa paulista.

O poeta contou com a assessoria da agência de patrocínios avareense Arte em Prática para a aprovação junto ao governo do Estado, num processo que coroa a carreira artística do avareense, benemérito da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Além da Escola “Dondoca”, a visita também já ocorreu na EMEB Duílio Gambini, como parte da interdisciplinaridade entre Arte e o 5º ano. Os alunos leram e ilustraram o cordel “Reino encantado das frutas” em forma de homenageá-lo por meio da técnica Isopogravura, na aula de Arte, e nas aulas de Língua Portuguesa estudaram poemas, produziram e recitaram para o cordelista.

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *