DestaqueEconomiaInstituto de Pesos e Medidas realizará plantão de taxímetro em Avaré

Os plantões são voltados para profissionais que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo
A Comarca5 de abril de 20226 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/04/TAXI-1.jpg

Os taxistas de Avaré já podem consultar no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo. A próxima ação de verificação está programada para ocorrer no período de 5 a 7 de abril, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, sendo o ponto de partida na Avenida Gilberto Filgueira. Nº 1.631, Alto da Coluna 1, em frente à Câmara Municipal.

Os serviços precisam ser agendados no site do Ipem-SP para realização nas regionais do instituto no estado de São Paulo.  Todos os serviços referentes a taxímetro na Capital e nas regionais do instituto no estado de São Paulo devem ser agendados no site do Ipem-SP, ​tanto para “Verificação” como para “Outros Serviços”. Por exemplo, troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação.

O retorno da atividade segue todas as medidas sanitárias de segurança contra o Coronavírus (Covid-19). O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro.

Para realizar a verificação os taxistas devem agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

Na data da verificação, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:  Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade; Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel); Certificado da última verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2019; GRU quitada; Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros deverão ser realizados pelas oficinas permissionárias pelo Ipem-SP devidamente autorizadas para a execução das atividades neste ano.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. O objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros).

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Bauru. Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.

Fique de olho –  Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *