AcontecendoDeputado visita Santa Casa e conhece projeto da Unidade de Hemodiálise

A Comarca18 de fevereiro de 20195 min

Parlamentar vai apresentar emenda para viabilizar os custos da nova ala que vai funcionar nas instalações do Pronto Socorro Municipal

Da Redação

Na manhã de quarta-feira, 13, o deputado estadual Oscar Castelo Branco (PSL) esteve visitando a Santa Casa de Misericórdia de Avaré, onde se reuniu com membros da provedoria e conheceu o projeto de implantação da Unidade de Hemodiálise, que deverá funcionar nas instalações do atual Pronto Socorro Municipal.

Em seu primeiro mandato, o Capitão Castelo Branco vai tomar posse na Assembleia Legislativa de São Paulo no próximo mês de março, ele que é militar e foi eleito pelo mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. Natural de São Paulo, o deputado possui ligações com Avaré através de seu pai, também militar, que foi amigo do médico João Ortiz, que hoje dá nome à UBS do bairro Plimec.

OBRA – O provedor da Santa Casa, Miguel Chibani, juntamente com demais membros da diretoria, apresentaram ao deputado Castelo Branco o projeto da unidade de hemodiálise que será implantada no prédio do atual PS Municipal, a ser desativado com o início das atividades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A obra, segundo Chibani, terá um custo de pouco mais de R$ 800 mil.

O deputado pediu uma cópia de todo projeto, bem como uma justificativa para execução da obra. Miguel Chibani adiantou ao parlamentar a necessidade de Avaré contar com essa unidade de hemodiálise, que teria capacidade para atender até 250 pacientes por turno. O provedor declarou que atualmente dezenas de pessoas precisam ir quase que diariamente até a cidade de Jaú para realizar hemodiálise, onde precisam ficar pelo menos 4 horas na máquina que substitui a função do rim humano. “A doença renal é a que mais vem crescendo nos últimos anos, em sua maioria provocada pela hipertensão”, enfatizou Chibani.

O deputado Castelo Branco prometeu empenho na apresentação de uma emenda parlamentar no valor do custo do projeto (R$ 809 mil), e ficou honrado em poder ser o “novo padrinho” de Avaré na Assembleia Legislativa de São Paulo.