DestaquePolíciaDIG prende suspeitos de integrarem quadrilha que furtou residências em Avaré

Polícia afirma que criminosos são de São Paulo e haviam programado mais furtos para esse final de semana
A Comarca25 de março de 20225 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/03/1648207507904922.jpg

Três suspeitos de participarem de alguns furtos a residências em Avaré no começo deste ano foram presos pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do município, no final da tarde de quinta-feira, dia 24/3, na SP-280 (Rodovia Castello Branco). Os indivíduos ocupavam um veículo que trafegava no sentido capital-interior, o qual foi abordado em trecho próximo a Araçariguama, com o apoio de policiais do Grupo Tático Ostensivo Rodoviário (TOR).

Na ação, foram apreendidos apetrechos que o trio provavelmente utilizaria na prática de mais crimes contra o patrimônio, entre os quais chaves modificadas (mixas), lanternas, ferramentas como chave de fenda e alicate, e até um pé de cabra. A DIG acredita que os criminosos pretendiam furtar novas residências neste final de semana. O veículo também foi apreendido.

Os acusados foram encaminhados para a sede da DIG a fim de prestarem declarações a respeito dos fatos e aguardarem decisão do Poder Judiciário. Eles devem passar por audiência de custódia e posteriormente deverão ser removidos para unidades prisionais da região.

Segundo a investigação, o trio pertence a uma associação criminosa especializada em furto de casas. Seus integrantes, no mínimo seis, moram em São Paulo.  Eles atuam sempre em três ou quatro indivíduos, sendo que geralmente uma mulher fica responsável por verificar se os moradores estão ausentes e também fazer a vigilância externa do local.

Os investigados conseguem invadir os imóveis pelo portão externo, em poucos minutos, utilizando uma chave mixa. Em seguida arrombam portas e janelas. Uma vez dentro da casa, subtraem principalmente joias, dinheiro e bebidas caras. Se o imóvel possuir sistema de monitoramento, também furtam o equipamento onde ficam armazenadas as imagens.

Para chegar ao destino, utilizam sempre veículos de locadora, retirados na região metropolitana de São Paulo, em nome de terceiros (laranjas). Após a prática dos crimes, repassam o veículo para outros membros da associação criminosa, os quais se encarregaram de dar fim ao veículo (provavelmente desmanche). Os “laranjas” recebem um determinado valor por emprestarem seus dados para a assinatura do contrato com a prestadora de serviço.

Segundo o delegado Fabiano Ribeiro Ferreira da Silva, titular da DIG, os criminosos praticaram sete ações em Avaré, sendo seis furtos consumados e uma tentativa, ocorridos entre fevereiro e março deste ano.

A operação foi precedida de trabalho de inteligência e de campo realizado pela DIG, o qual permitiu o momento propício para o acompanhamento do veículo e seu cerco. Um inquérito policial foi instaurado e os indivíduos responderão pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado. A investigação prossegue a fim de identificar outros integrantes da quadrilha.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *