AcontecendoErosão avança e ameaça rua no Bairro São Judas II

A Comarca2 de março de 20165 min

Erosão avança e ameaça rua no Bairro São Judas II

Da Redação

Estati trincheira (3)

Uma erosão está ameaçando o cruzamento entre as ruas José Geraldo Vicente e José Colela, no Bairro São Judas II, em Avaré. Embora moradores já reclamem da situação há pelo menos dois meses, o buraco aumentou após as chuvas das últimas semanas.

O cruzamento fica ao lado de uma área ambiental. A Comarca esteve no local na tarde de quarta-feira, 24, e constatou que a vala tem pelo menos 12 metros de extensão e cerca de 2 metros de profundidade. Parte da tubulação pluvial está à mostra e a erosão já avança pelo menos 45 centímetros sob a pavimentação, o que pode gerar riscos a pedestres.

A Prefeitura instalou cavaletes no local para alertar usuários. Há ainda uma pilha de tijolos e um monte de areia perto do local, mas não havia pessoas trabalhando no momento.

De acordo com o eletricista José Rodrigues, os moradores temem que a via fique totalmente comprometida em pouco tempo. “Se continuar piorando, os veículos não poderão transitar pela rua. Caminhão já é arriscado passar. Há ainda o risco para crianças”, afirma o munícipe, que tem parentes na localidade.

“TRINCHEIRA” – O assunto foi abordado pelo vereador Carlos Alberto Estati , que cobrou providências da municipalidade na sessão legislativa de segunda-feira, 22.

O parlamentar exibiu um vídeo gravado no local no qual um chapéu camuflado surge do buraco alçado por um cabo de vassoura. “A população pode até estar pensando que isso é uma trincheira, mas não é. Trata-se do cruzamento importante num bairro nobre da cidade”, ironiza na gravação.

O vereador, que disse ter pedido providências há dois meses, avaliou o quadro é motivado pelo “desmazelo dos administradores públicos”.

No vídeo, o democrata entrevista ainda uma moradora que reivindica o reparo na via. “Se a Prefeitura não arrumar essa semana, nós vamos ao Ministério Público”, promete o parlamentar na gravação.

Estati afirmou ainda que o reparo chegou a ser iniciado, mas foi interrompido pelo secretário de Obras e Habitação Paulo Ciccone sob a justificativa de que a obra estava em processo de licitação. “O buraco está sujeito a ocasionar um acidente gravíssimo. A população paga alta taxa de imposto e não é atendida”, criticou o democrata.

IPTU – Enquanto produzia a “reportagem”, Estati disse ter flagrado a entrega de carnês de IPTU em residências próximas ao buraco no cruzamento. Segundo o parlamentar, a coincidência não foi combinada.

OUTRO LADO – Questionado pela Comarca, o prefeito Poio Novaes ressaltou que o processo licitatório para a contratação da empresa que fará o reparo já foi concluído. Segundo o chefe do Executivo, a obra de recuperação e conserto deve iniciar ainda esta semana e ser concluído em poucos dias.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *