CulturaDestaqueEscolas de Avaré e Cerqueira César gravam músicas compostas por alunos

Projeto educacional gratuito incentiva o canto e a musicalização, com workshop de produção musical e estúdio portátil
A Comarca15 de dezembro de 20237 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2023/12/MUSICA.png

Por meio do projeto Arte da Música, os alunos de escolas públicas de Avaré e Cerqueira César receberam, nos dias 5 e 14 de dezembro, os workshops Dia da Música, onde participaram na criação da parte instrumental de músicas cujas letras foram criadas por eles mesmos. Em seguida, com o apoio de um estúdio portátil, o produtor musical André Ryuji realizou a gravação de suas vozes no ritmo que escolheram. Com a temática “águas e rios”, as músicas serão agora finalizadas em estúdio profissional e depois divulgadas em plataformas digitais.

A música tem um papel importante no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, despertando a imaginação e a criatividade, estimulando a concentração, memória, autodisciplina e atenção, além de desenvolver a sensibilidade e o senso rítmico. Utilizando a música como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Arte da Música acontece em 10 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, atuando em escolas de Ensino Fundamental II, com alunos dos 8º e 9º anos.

Em oficinas virtuais que aconteceram no dia 29 de setembro, os professores receberam orientações a respeito da música no Brasil e no mundo e de como as músicas são compostas, e trabalharam o material com os alunos na elaboração das letras.

Por meio da seleção de uma comissão julgadora, duas escolas do município ganharam o Dia da Música, e receberam o workshop do produtor musical André e seu estúdio portátil, composto de Microfone mke600, Interface komplete audio 6 mkii, Gravador portátil Macbook air M1, Headphone Beyerdynamics, entre outros equipamentos. As escolas selecionadas foram a E.E. Padre Emilio Immoos e a E.E. José Leite Pinheiro. As letras vencedoras podem ser encontradas no site: https://projetoartedamusica.com.br/votacao/.

Durante a etapa de produção das letras, o Arte da Música contou com a participação de quatro professores e 240 alunos, que enviaram um total de 22 letras para a Comissão Organizadora. Após as gravações, as músicas vencedoras serão mixadas, e lançadas em plataformas digitais. Ao final do projeto, um livro será produzido e distribuído gratuitamente, reunindo os trabalhos de todas as cidades participantes, com o registro das letras finalistas e menção de todos os educadores responsáveis por conduzir os trabalhos com os alunos.

MÚSICA E EDUCAÇÃO – A música tem o poder de evocar emoções e, portanto, pode ajudar as crianças e adolescentes a compreenderem e expressarem suas próprias emoções, promovendo a inteligência emocional. Além disso, participar de atividades musicais em grupo, como corais ou bandas, pode ajudar no desenvolvimento de habilidades de colaboração, paciência e respeito mútuo. Aulas de música, atividades extracurriculares, experiências de escuta ativa e programas escolares, como o realizado pelo Arte da Música, trazem diversos benefícios para a melhoria de habilidades motoras e criativas.

“Queremos estimular a reflexão dos alunos sobre a importância de se preservar a água e os rios do nosso planeta, que é um recurso fundamental para a nossa sobrevivência. Unindo essa temática à musicalidade, esperamos que nosso projeto promova a conscientização a toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.

O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária da usina hidrelétrica Jurumirim, parceria com a Diretoria de Ensino Região Avaré, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

FOTO: Vivian Gonçalez/Horizonte Educação

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *