AcontecendoFalta de cartuchos para impressão prejudica emissão do cartão do SUS em Avaré

A Comarca29 de agosto de 20166 min

Falta de cartuchos para impressão prejudica emissão do cartão do SUS em Avaré

Cartão do SUS

Da Redação

 

A emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Avaré está sendo prejudicada devido à falta de cartuchos para impressão e também por problemas com a rede de internet. Além do Centro de Saúde (Postão da Rua Acre), outras seis unidades estão credenciadas na confecção do documento.

Durante a tarde de quarta-feira, 24, a Comarca entrou em contato com todos os Postos de Saúde que emitem o cartão do SUS. Das sete unidades, seis apresentam algum tipo de problema para a emissão do documento. No Centro de Saúde, por exemplo, faltam cartuchos para impressão. Para que os pacientes não sejam prejudicados, o número do documento está sendo escrito em um papel e as pessoas são orientadas a voltar em outra data para retirar o cartão impresso.

PROBLEMAS – O problema também está ocorrendo no Posto do Jardim Brasil e na unidade de saúde do Bonsucesso. O Posto de Saúde da Brabância conta com apenas um cartucho que já estaria quase no fim. Além disso, funcionários relataram que frequentemente estariam tendo que tirar dinheiro do próprio bolso para comprar canetas e, até mesmo, clipes para papel.

Já a unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) “Cecílio Jorge Neto”, na Brabância II, também registrou o problema com a falta de cartuchos, porém o mesmo foi solucionado momentaneamente.

No Posto do Duílio Gambini o problema estaria na instabilidade da internet. No local, segundo funcionários, não faltam material de escritório. A unidade do Vera Cruz, por sua vez, é a única que não informou nenhuma dificuldade.

CÂMARA – Durante a sessão legislativa de segunda-feira, 22, a vereadora Vih Cortez avaliou como “descaso” o problema registrado com a emissão do cartão do SUS. “Tem unidade que está emitindo o cartão uma vez por semana, enquanto o SUS diz que a emissão seja realizada diariamente. Isso está ocorrendo porque em Avaré não tem papel e impressora para fazer a impressão. O Posto da Vila Jardim teve esse problema e um funcionário teve que descer no Postão da Rua Acre para conseguir emitir o documento. Isso é um descaso com a população. Peço que o problema seja resolvido”, discursou.

OUTRO LADO – Questionada, a Prefeitura informou que mantém contrato de locação de impressoras com uma empresa terceirizada, “serviço vantajoso por ter manutenção incluída nos serviços”, alega o município.

A municipalidade destacou ainda que “quando algum departamento eventualmente fica desprovido de material de consumo como cartuchos, é normal a troca entre departamentos para garantir atendimento e continuidade nos serviços prestados ao cidadão. “Além disso, a Secretaria a qual o departamento está vinculado deve ser comunicada para sanar o problema”, ressaltou.

A nota não informa, no entanto, quando a emissão do cartão será normalizada na rede municipal de Saúde.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *