AcontecendoDestaqueFundação aponta que população feminina continua predominante em Avaré

De acordo com o sistema de projeções populacionais, o município contabiliza menos de 90 mil habitantes
A Comarca21 de agosto de 20205 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Vista-de-Avaré.jpg

Embora ocorram divergências quanto ao total de habitantes que a cidade de Avaré possui atualmente, estima-se que haja entre 90 e 100 mil. De acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Avaré tem hoje 90.655 habitantes, enquanto que o Sistema Seade de Projeções Populacionais aponta para uma população de 87,5 mil.

As projeções populacionais constituem uma das mais importantes atividades desenvolvidas pela Fundação Seade. Contando com um apurado sistema de acompanhamento de nascimentos e óbitos – que cobre todos os municípios do Estado de São Paulo e os distritos da capital –, a Fundação elaborou e aprimorou, durante as últimas décadas, uma sólida metodologia para projetar a população paulista e delinear cenários demográficos.

O Sistema Seade de Projeções Populacionais apresenta as projeções da população – por sexo, faixas etárias, idade escolar e situação urbana e rural – e dos domicílios ocupados para o período de 2011 a 2050, com diversas possibilidades de agregação regional. Os dados podem ser visualizados na tela, impressos, ou ainda copiados por download, no formato CSV.

AVARÉ – Em pesquisa no portal do Sistema Seade, a equipe do Jornal A Comarca verificou que as projeções apontam para uma população total de 87.538 habitantes, dos quais predominam as mulheres que são mais de 44 mil, enquanto que homens somam mais de 43 mil.

Em 2011, segundo as projeções da Fundação Seade, Avaré tinha uma população de 83,3 mil, sendo que as mulheres já predominavam no início da década superando a população masculina.

POPULAÇÃO URBANA – A população residente na zona urbana de Avaré em 2020 está calculada em 84,5 mil habitantes. Houve um crescimento de 4,1 mil em quase uma década, já que a cidade possuía em 2011 uma população na zona urbana de 83,3 mil habitantes.

POPULAÇÃO RURAL – As projeções da Fundação Seade apontam para um êxodo rural ocorrido em Avaré entre 2011 e 2020. Há quase uma década a população rural de Avaré somava 3.485 habitantes, enquanto que em 2020 esse número caiu para 3.029.

IDADE ESCOLAR – A população de crianças e jovens em idade escolar também contou com queda na última década. Em 2011 haviam 24,1 mil, enquanto que em 2020 esse número é de 22 mil crianças e jovens em idade escolar.

DOMICÍLIOS – O número de domicílios ocupados no município registrou alta entre 2011 e 2020, passando de 26.647 para 30.368.

IMPORTÂNCIA – As projeções populacionais são essenciais para orientação de políticas públicas e tornam-se instrumentos valiosos para todas as esferas de planejamento. Estas informações viabilizam análises das demandas por serviços públicos, além de serem fundamentais para o estudo de determinados segmentos populacionais para os quais são formuladas políticas específicas. Tais projeções entram ainda no cálculo de vários indicadores econômicos e sociais, como, por exemplo, o PIB per capita e o número de leitos hospitalares por mil habitantes.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *