AcontecendoDestaqueGeralIsolamento social em Avaré segue abaixo dos 50% e preocupa

Sistema de Monitoramento Inteligente registrou índices de 47% na segunda e terça-feira
A Comarca13 de maio de 20203 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/04/isolamento-social.jpg

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social em Avaré foi de 47% nesta terça-feira (12), o mesmo índice registrado na segunda-feira (11).

Apesar das recomendações do uso de máscaras, que agora é obrigatório na cidade, e ainda medidas tomadas pela Prefeitura para amenizar as aglomerações de pessoas, principalmente nas filas de bancos e agências lotéricas, o percentual de isolamento tem ficado abaixo dos 50% em dias de semana.

De acordo com o Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, a adesão ideal para controlar a disseminação da covid-19 é de 70% da população. Entretanto, os registros abaixo de 50% na grande maioria das cidades paulistas têm preocupado as autoridades que estão pensando em medidas mais drásticas, como o “lockdown”.

O QUE É?

Tranca-rua, isolamento rígido, bloqueio total. São vários os nomes, mas o objetivo é o mesmo. Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social. É quando a recomendação se torna obrigatória.

Cada cidade, estado ou região tem autonomia para decidir a forma mais adequada de aplicar esse confinamento obrigatório. Wuhan, na China, onde a pandemia começou, foi a primeira cidade a fazer o lockdown. Obrigou todo mundo a ficar em casa. Parou fábricas, suspendeu aulas. Fechou praticamente todas as fronteiras.

Na Europa, o Norte da Itália seguiu o exemplo chinês para evitar o contato social, reduzir a transmissão da Covid-19 e tentar frear o colapso do sistema de saúde. Ao redor do planeta, outros países também aderiram a lockdowns, com níveis diferentes de restrições.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *