AcontecendoMais de 750 jovens da Fundação CASA estão na 2ª fase da OBMEP

A Comarca17 de setembro de 20184 min

Mais de 750 jovens da Fundação CASA estão na 2ª fase da OBMEP

Da Redação

Exatos 774 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 98 centros da Fundação CASA no Estado de São Paulo passaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Nos três centros socioeducativos de Cerqueira César, são 27 adolescentes classificados. Os jovens cumprem medida nos CASAs Feminino de Cerqueira César, Anita Garibaldi e João Paulo II.

A prova da segunda fase será aplicada a estudantes de todo o país neste sábado (15 de setembro), a partir das 14h30. Os adolescentes que ainda cumprem medida responderão ao teste dentro do próprio centro socioeducativo. Aqueles que eventualmente já foram desinternados poderão retornar à CASA para fazer a prova.

Professores das escolas vinculadoras, que ministram aulas nos 98 centros socioeducativos, aplicarão a prova discursiva, composta de seis questões que valem até 20 pontos cada. A duração é de até três horas.

Os jovens participantes dividem-se em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: “nível 1”, para aqueles que estão no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; “nível 2”, para os que estudam o 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental; e “nível 3”, para quem está no Ensino Médio.

Em 2017, 733 adolescentes da Fundação CASA passaram para a segunda fase. No ano anterior, a Fundação CASA teve 14 adolescentes premiados com menção honrosa e um garoto conquistou uma medalha de bronze, feito até então inédito entre jovens privados de liberdade no Estado paulista.

A Olimpíada é promovida desde 2005, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e realizada com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Todos os adolescentes atendidos em centros socioeducativos de São Paulo têm acesso obrigatório à educação escolar, com aulas, conteúdo programático e calendário da rede pública estadual. É um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e coordenado pela Gerência de Educação Escolar (GESC) da Fundação CASA.