AcontecendoDestaqueMoradores de Avaré e Arandu registram nuvem funil que pode preceder tornado

Segundo meteorologistas, caso atingisse a superfície, a nuvem poderia causar diversos estragos na região
A Comarca3 de janeiro de 20223 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/01/nuvem-funil.jpeg

Os moradores de Arandu e Avaré foram surpreendidos por um fenômeno natural neste fim de semana. Uma nuvem funil foi registrada no fim da tarde de Ano Novo, sábado (1º). Segundo meteorologista, fenômeno é raro e pode preceder a formação de um tornado.

Nas imagens é possível ver a formação da nuvem de grandes proporções, em diversos ângulos. Em um dos vídeos registrados, um morador acredita se tratar de um tonado. Enquanto isso, ao fundo, outras pessoas demostram preocupação (assista aos vídeos no link do portal G1 Itapetininga)

https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2022/01/03/moradores-registram-nuvem-funil-no-interior-de-sp-video.ghtml

Raquel Sanches, uma das moradoras que viu de perto a formação do fenômeno, contou que ficou impressionada. Grávida de nove meses, ela ficou aliviada ao perceber que a nuvem não atingiu a superfície, oq ue caracteriza o tornado.

“Eu estava acompanhada dos meus filhos, que ficaram assustados. Quando percebi que não tinha risco e que a nuvem estava se dispensando, tentei acalmá-los e gravei o vídeo”, lembrou Raquel.

O atendente Cosme Savarolli também ficou bastante impressionado com a formação da nuvem. Ele explicou que estava ao lado da família quando percebeu a aproximação do fenômeno.

“Meu primos estavam soltando pipa. Quando olhei para o céu, vi a nuvem e fiquei espantado. Até pensei que era um tornado. Todo mundo ficou com medo”, contou Cosme.

Formação

O meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IPMet),Thiago Guerreiro Ferreira, explicou que a formação de nuvem funil pode preceder a formação de um tornado.

O fenômeno é considerado raro e é provocado pelo movimento dos ventos com velocidades e direções diferentes, também conhecido por nuvens Cumulonimbus.

Ainda segundo o meteorologista, caso atingisse a superfície, a nuvem poderia causar diversos estragos na região.

FONTE G1 ITAPETININGA

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *