AcontecendoMoradores relatam problemas com terrenos abandonados no Jardim Europa II

A Comarca6 de março de 20195 min

Da Redação

O excesso de lixo e a falta de manutenção em terrenos localizados no Jardim Europa II têm resultado em grandes problemas para os munícipes. Recentemente, um grupo de moradores se reuniu para reivindicar providências ao poder público, no que tange a situação das vias pertencentes ao bairro. Em contato com a reportagem, um internauta relatou que não há fiscalização de lotes abandonados, o que dificulta o processo de limpeza das respectivas áreas. “As circunstâncias estão bem complicadas. Até porque nós não vemos um agente fiscalizando esses terrenos e aplicando as multas para os proprietários”.

SOLUÇÕES – Em nota emitida em janeiro deste ano, a Prefeitura alertou proprietários de imóveis urbanos sobre os riscos de aplicação de multa em caso de abandono. Neste contexto, se os fiscais comprovarem que os lotes apresentam mato alto e acentuado acúmulo de sujeira, o Poder Executivo poderá cobrar multa de até 5% do valor do imóvel.

Locais propícios para a proliferação de insetos peçonhentos, os terrenos baldios se tornaram motivo de intensa preocupação dos moradores, que têm residências invadidas por escorpiões e aranhas. O grupo formado por 28 avareenses já articula projetos de reivindicação de melhorias à Prefeitura.

OUTROS CASOS – O abandono de lotes urbanos também já foi abordada na tribuna da Câmara pela vereadora Adalgisa Ward (PV). No fim do ano passado, a parlamentar percorreu bairros do município e cobrou medidas do Poder Executivo em relação à falta de limpeza dos terrenos urbanos. Mesmo com a aplicação de multa, o problema não foi resolvido e continua sendo alvo de reclamação de muitos internautas nas redes sociais. Em dezembro do ano passado, uma moradora relatou à reportagem que a os lotes localizados no bairro Vila Operária estão cobertos por mato alto e grande acúmulo de sujeira. “Precisamos de uma solução com urgência, além dos insetos peçonhentos, os recipientes jogados podem virar foco de mosquito da dengue”, declarou.EROSÃO – Há cerca de seis anos, moradores do Jardim Europa II enfrentam graves problemas com a erosão de cerca de 20 metros, que desde o ano passado tem recebido obras de contenção da Prefeitura. De acordo com um dos integrantes do grupo, as obras estão em andamento, mas sem aparente fiscalização dos engenheiros da Prefeitura. “Estamos preocupados, porque há dias não vemos nenhum engenheiro fiscalizando como está o andamento das etapas”, pondera. A retomada da obra no local foi anunciada pela Secretaria de Comunicação no início do ano.