AcontecendoCulturaMorre Zuza Homem de Mello, que presidiu o júri da 1ª Fampop e de outras edições do festival

Mais importante pesquisador cultural do País, Zuza deixa uma obra que elevou a percepção da música brasileira no exterior e tornou possível a compreensão do jazz no Brasil
A Comarca4 de outubro de 20204 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/10/1601812981468.jpg

Zuza Homem de Mello se foi. O mais importante pesquisador de música do País, escritor, jornalista, contrabaixista e técnico de som, estava com 87 anos e morreu enquanto dormia em seu apartamento, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A causa da morte revelada pela família foi infarto agudo do miocárdio. Antes de se deitar na noite de sábado, ele brindou à vida e aos projetos com a mulher Ercília e foi dormir feliz.

Zuza havia finalizado na última terça-feira (29) uma biografia sobre João Gilberto, um projeto que o emocionava só de contar. Já havia feito um perfil sobre o violonista baiano, mas decidiu refazer os escritos, ir mais fundo na pesquisa, entrevistar mais pessoas e expandir a história. Ao falar sobre suas audições do álbum Amoroso, que João lançou em 1977, dizia que não conseguia ouvi-lo sem ir às lágrimas. E só de contar, chorava mais uma vez. (Informações do Estadão)

LIGAÇÃO COM AVARÉ – A primeira edição da Feira Avareense da Música Popular, a Fampop, teve como presidente do júri nada mais nada menos do que Zuza Homem de Mello. Amigo pessoal do músico Juca Novaes, foi na rádio Jovem Pan, nos idos de 1983, que Zuza Homem Mello recebeu o convite para ser jurado da Fampop. Em sua rede social, Juca Novaes postou algumas palavras homenageando aquele que foi o seu maior mestre.

“Nesse momento, quero apenas lembrar do querido amigo, que conheci na rádio Jovem Pan em 1983 (com o convite para jurado da 1a. Fampop, levado por seu saudoso sobrinho Gugu), e com quem conversei pela última vez há três dias, ele feliz por terminado de escrever a biografia de João Gilberto, e cheio de muitos planos e projetos”, diz um trecho da postagem de Juca.

NA EDIÇÃO IMPRESSA DESTA SEMANA DO JORNAL A COMARCA LEIA REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE ZUZA HOMEM DE MELLO

FOTO: FACEBOOK JUCA NOVAES

FOTO DO TOPO: TIAGO QUEIROZ – ESTADÃO 2013

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *