AcontecendoOAB de Avaré lança campanha de valorização do advogado

A Comarca17 de maio de 20185 min

 

OAB de Avaré lança campanha de valorização do advogado

Da Redação

“Valorizar a atuação e a responsabilidade do advogado é valorizar os direitos do cidadão, em todos os sentidos”. A frase do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsecção de Avaré, advogado João Francisco Prado, resume a campanha que a entidade está desenvolvendo para assegurar não só a defesa da importância do advogado como guardião do respeito às leis, mas principalmente para garantir o devido processo legal. “Ao contrário do que dizem, o advogado é fundamental para o correto trâmite dos processos. Só o advogado, que é um operador de Direito plenamente qualificado, é capaz de assegurar o direito das partes, graças ao seu conhecimento da legislação”.

AGILIDADE – Segundo ele, a presença de um advogado é importante inclusive em órgãos de conciliação. “Nesses casos, onde os processos são mais ágeis, o advogado é fundamental para que a parte envolvida tenha seus plenos direitos respeitados e assegurados. Os órgãos de conciliação são importantes, mas quando uma das partes abre mão de contratar um advogado, por menor que seja a ação ou contenda, ela assume o risco de se prejudicar, pois, sem o apoio de um especialista em Direito, não é possível assegurar um resultado plenamente satisfatório no que se refere à consonância com as leis. Imagine que uma das partes tenha um advogado, e outra não, em órgão de conciliação. É óbvio que a parte assistida por um profissional tem mais chances de garantir uma resolução satisfatória, pois conta com um operador do Direito que vai defender seus interesses com base na lei”, explica.

IMPORTÂNCIA – Segundo o presidente, em várias mediações é observado que, na ausência de um advogado para acompanhar, muitas vezes fundamentos jurídicos não são observados. “Nada contra os órgãos de conciliação e nem contra os mediadores, mas quando não temos advogado acompanhando o processo, é visível que certos preceitos acabam sendo ultrapassados, o que não é o ideal. Por isso defendemos a importância do advogado, inclusive para que nenhuma das partes saia prejudicada em nenhum aspecto”.

Ele faz uma espécie de comparação: “No Pronto Socorro você precisa ter um médico, muitas vezes um especialista. Não dá para tratar de um caso médico com técnico de enfermagem ou com um farmacêutico. O mesmo se dá no Direito. Quando existe uma demanda, por menor que seja, é preciso que o advogado seja acionado, garantindo assim pleno respeito aos direitos do cidadão. É como diz o nosso lema, advogado valorizado, cidadão respeitado”, finaliza o presidente da OAB.