AcontecendoObra abandonada coloca em risco alunos de escola no Paraíso

A Comarca25 de setembro de 20138 min

Obra abandonada coloca em risco alunos de escola no Paraíso

As obras de ampliação, cobertura de quadra, construção de arquibancada e vestiários na escola municipal estariam abandonadas há quase cinco meses

Da Redação

CAPA Escola no paraíso

Pais de alunos que frequentam a EMEB Fausto dos Santos Rodrigues, localizada no Jardim Paraíso, estão preocupados com a situação do local, que desde a paralisação das obras de melhorias na quadra se tornou um “campo minado”.
As obras tiveram início em julho de 2012, quando foi homologada a contratação da empresa que deveria ter realizado as melhorias. Porém o projeto foi paralisado, e em julho deste ano o prefeito Poio Novaes prorrogou o contrato firmado até dezembro de 2013. A continuidade das obras, porém, não foi divulgada.

Sem portão nos fundos, qualquer pessoa tem acesso livre à instituição de ensino. A ausência de barreiras também permite que qualquer um dos alunos, com idade entre 6 e 10 anos, saiam do local. Além disso, a empresa responsável pela obra deixou dezenas de tábuas e ripas com pregos enferrujados, tijolos, telhas, e até mesmo uma betoneira, além de outros materiais de construção alojados dentro do que deveria ser o vestiário da quadra.

De acordo com um servidor municipal que trabalha na escola, outro grande risco é com relação ao muro, que pode cair a qualquer momento. Com grandes rachaduras, o muro saiu de sua base e está sendo sustentado apenas por uma coluna. O mesmo também apresenta dois enormes buracos pelos quais uma criança, e até mesmo um adulto, passaria com facilidade.

A estrutura metálica que sustentaria a cobertura da quadra não recebeu uma pintura adequada e por isso está enferrujando. Além disso, aparentemente uma das grades estaria apenas amarrada e não soldada.

Há ainda uma grande valeta, de aproximadamente 2 metros, na parte superior à quadra, onde ainda estão os andaimes de madeira deixados pela empresa. De acordo com funcionários, este local também apresenta grande risco principalmente por ficar a menos de dois metros do refeitório da EMEB.
Durante os dias letivos, a entrada dos alunos no canteiro de obras é impedida. No entanto, aos finais de semana a situação se complica já que, devido ao livre acesso, muitos garotos invadem o local para recuperar pipas ou brincar. O caseiro da escola, Ricardo, alega que passa os finais de semana “correndo atrás das crianças” com o objetivo de impedir que as mesmas entrem no local.

LIMPEZA

A instituição de ensino enfrenta a falta de materiais que possibilitem a limpeza de suas mediações, como máquina para o corte da grama, rastelos e pás, o que impossibilita que os funcionários da escola mantenham o ambiente limpo, evitando o surgimento de animais peçonhentos.

FALTA DE FUNCIONÁRIOS

Somados a estes problemas, a escola Fausto dos Santos Rodrigues enfrenta a falta de funcionários. Neste ano, cerca de 230 crianças estão matriculadas na instituição. No entanto, há apenas um inspetor de alunos, que trabalha até as 14h30. No período da tarde, o caseiro é o único na escola a tomar conta de aproximadamente 100 crianças.

O servidor apontou ainda que a escola “está abandonada”, é última a receber uniformes das crianças e até mesmo a merenda escolar. Segundo suas informações, a secretaria de Obras foi procurada mas Paulo Henrique Ciccone afirmou que as obras da quadra só devem ser retomadas no ano que vem.

A Secretaria de Educação também foi procurada para que fossem enviados mais inspetores ou monitores. No entanto o pedido teria sido negado por Lúcia Helena Lelis Dias, responsável pela pasta.

A situação da escola foi abordada pelo vereador Edinho da Farmácia durante sua Palavra Livre na última segunda-feira, 16.

EXPLICAÇÕES

De acordo com o secretário de Obras, Habitação e Serviços, Paulo Henrique Ciccone, as obras na EMEB Fausto dos Santos Rodrigues nunca foram abandonadas. O projeto teve que ser readequado em função da existência de falhas e projetos.

Segundo Ciccone, as adequações do projeto foram concluídas na última semana e na última quinta-feira, 19, as obras foram retomadas, devendo ficar prontas em três meses.

Já secretária de Educação, Lucia Lelis, afirmou que a solicitação de um novo inspetor de alunos já foi feita. O profissional será convocado em breve.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *