AcontecendoPacientes da Santa Casa podem ter entrado na mira de quadrilha de golpistas

A Comarca3 de março de 20156 min

Pacientes da Santa Casa podem ter entrado na mira de quadrilha de golpistas

santa casa avaré
Santa Casa de Misericórdia de Avaré

 

Da Redação

 

Na semana passada familiares de um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Avaré entraram em contato com a Redação para informar a ocorrência de uma tentativa de golpe. O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Avaré.

Segundo o jornal apurou, na segunda-feira, 16, um dos familiares da paciente recebeu um telefonema de uma pessoa que se identificava como médico plantonista da Santa Casa.

O falso médico afirmou ter analisado exames da paciente e levantou a necessidade de outros que não teriam cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS), o que obrigaria a família a fazê-los no sistema particular.

Para isso, os familiares teriam que fazer uma transferência bancária de R$ 1,5 mil em conta de uma agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil localizada na cidade de Pedra Preta, Mato Grosso, em nome de Wagner Silva.

QUADRILHA – O familiar acabou efetuando a transferência. Horas depois o golpista voltou a ligar dizendo que não recebeu o dinheiro e que o filho da paciente teria que realizar um novo procedimento bancário.

A vítima acabou ligando para a Santa Casa e constatando que se tratava de um golpe. Momentos depois, o golpista voltou a ligar e ambos discutiram ao telefone. O falso médico chegou a dizer que iria até o quarto da mãe da vítima para desligar os aparelhos. Um SMS (sistema de mensagem de texto) foi enviado do prefixo 66.

O fato foi relatado à Polícia Civil de Avaré, onde os policiais lavraram um Boletim de Ocorrência com os detalhes do ocorrido. Segundo a Comarca apurou, golpe semelhante já teria sido aplicado em outras cidades como Ourinhos, Porto Alegre (RS) e Santana do Livramento (RS). Há indícios de que uma quadrilha estaria agindo de forma organizada, utilizando o nome de hospitais para a aplicação de golpes.

PROVIDÊNCIAS – A psicóloga da Santa Casa esteve no plantão policial e afirmou que a unidade não entra em contato com os familiares dos pacientes para cobrar exames.

A Santa Casa de Avaré entrou em contato com todas as famílias com parentes na UTI orientando-as com o objetivo de evitar que caíssem no golpe, já que qualquer tipo de pagamento – quando for o caso – só pode ser efetivado na própria Santa Casa. “A Diretoria Administrativa do hospital informa ainda que está tomando as medidas cabíveis visando coibir esse tipo de atividade criminosa e almeja, nos limites da Lei, punir todos os envolvidos”, diz a nota emitida pela unidade.

A Santa Casa orienta que, caso alguém tenha recebido ligações de pessoas alegando ser da unidade de saúde, que entre em contato pelo telefone 3711-9100 ou pelo site www.santacasaavare.com.br.

A Polícia Civil vai investigar o caso e tentar descobrir se há algum informante dentro do hospital responsável pelo repasse de informações privilegiadas aos criminosos. O objetivo é descobrir como nome de médicos e pacientes eram utilizados, além de números do telefone de familiares.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *