DestaqueRegiãoPenitenciária de Cerqueira Cesar recebe “Prêmio Josué de Castro”

Unidade foi agraciada com a 1ª Colocação na Categoria Programa ou Projeto de Política Pública; prêmio é um concurso realizado anualmente
A Comarca27 de outubro de 20214 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Penitenciaria-de-CC-recebe-premio-2.jpg

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Consea/SP, agraciou, através do prêmio “Josué de Castro”, iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.

Dentre as diversas iniciativas concorrentes, a Penitenciária de Cerqueira Cesar conquistou a 1ª Colocação na Categoria Programa ou Projeto de Política Pública.

O prêmio “Josué de Castro” trata-se de um concurso anual, sendo por ocasião, apresentado o Projeto “Cultivando Sustentabilidade”, o qual desenvolvido na Penitenciária de Cerqueira César, vislumbrou a realização de cursos profissionalizantes voltados ao cultivo e utilização adequada do solo, objetivando não só a capacitação da população prisional como também e em especial o aumento da produtividade, buscando a sustentabilidade e autossuficiência no tocante ao fornecimento de hortaliças e leguminosas a população prisional.

O plantio e cultivo de hortaliças nas três estufas construídas na área externa da Unidade Prisional, quando em plena atividade, tem suprido a demanda do consumo interno, além de possibilitar, em alguns períodos, ofertar o excedente à Santa Casa de Misericórdia do Município.

Após a finalização das Estufas de Plantio em 2019 e realização de cursos profissionalizantes, a produção das hortaliças e leguminosas aumentou exponencialmente. Somente este ano até o mês de julho/21 foram produzidas 1.988 caixa de alimentos, o que, por sua vez representa a significativa importância de 9.108 Quilos.

Dentre as hortaliças e algumas leguminosas produzidas destacam-se: alface, almeirão, chicória, rúcula, salsa, cebolinha, cenoura e beterraba. Nas áreas fora das estufas, são cultivadas ainda: batata doce, mandioca, quiabo, chuchu, pimenta e abobrinha, alcançando assim a média mensal de 1.300 (um mil e trezentos) quilos de alimentos sem nenhuma adição de componentes químicos.

O projeto, elaborado pela Penitenciária de Cerqueira Cesar, tornou se real, graças à parceria firmada entre a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado (CRN), ambas pertencentes a Secretaria de Administração Penitenciária. Cabe ressaltar que tal conquista não seria possível sem o empenho e engajamento do corpo funcional da Unidade e da colaboração da Prefeitura de Cerqueira Cesar. (testo Rodrigo Simonelli Bicas – CRN)

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *