DestaqueGeralPresídios de Avaré e região ofertam quase 1 mil testes de HIV e sífilis

A Comarca10 de janeiro de 20223 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/01/TESTES-1.jpg

Detentos de nove unidades prisionais de Avaré e região foram submetidos a testes de HIV e sífilis. A ação faz parte do Dezembro Vermelho, período dedicado à conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Ao todo, foram realizados 992 exames, sendo 549 de HIV e 443 de sífilis.

A mobilização contempla o calendário do programa nacional “Fique Sabendo” e ocorreu no mês passado, em parceria com a Vigilância Epidemiológica dos municípios. O objetivo é desenvolver estratégias de ampliação de acesso à testagem, priorizando as pessoas mais vulneráveis e respeitando as medidas de prevenção à Covid-19.

Segundo a diretora do Centro Regional de Saúde da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), Adriana Albuquerque Amaro, ao descobrir o HIV logo no início, é possível oferecer um tratamento eficaz e aumentar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Já a sífilis tem cura.

ACOMPANHAMENTO

Amaro explica que, embora sejam ofertados testes à toda população carcerária, o preso escolhe se quer ou não ser testado. Ao todo, 19 detentos que cumprem pena em unidades de Avaré e região testaram positivo para sífilis e apenas um sentenciado para HIV.

A diretora ressalta que eles serão monitorados por equipes de saúde dos estabelecimentos penais. “Posteriormente, devem ser encaminhados para os serviços de referência dos municípios, para acompanhamento de rotina e exames”, detalha.

Amaro frisa, ainda, que todo o procedimento envolvendo os exames é feito na própria unidade prisional, que conta com insumos e profissional para realização dos testes.

Da Redação

Por Marcus Liborio – CRN

OS TESTES EM NÚMEROS

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *