AcontecendoPolíciaSeccional de Polícia de Avaré mantém certificação ISO 9001

Unidade é a única instituição policial civil do Brasil a conquistar e manter, por mais de uma década, selo de aprovação na gestão dos serviços cartorários e de investigação
A Comarca16 de novembro de 20205 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/11/fe37ebec-e77b-4555-90f8-33ed73dbed0e.jpg

A Delegacia Seccional de Polícia de Avaré manteve, no último dia 13/11, em auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, a certificação de seu sistema de gestão da qualidade. A conquista assegurou à unidade, pelo 12º ano consecutivo, o selo ISO 9001, atualmente em sua versão 2015. A certificação envolve em todos os processos do escopo “procedimentos administrativos atribuídos ao Cartório Central e o monitoramento das atividades operacionais e investigativas”.

O resultado foi homologado após análise dos requisitos da norma de certificação, como contexto organizacional, liderança, planejamento, processos de apoio, operação, avaliação de desempenho, processos de melhoria, entre outros itens.

De acordo com o auditor Edilson Ebinger Garcia, “mais uma vez a Seccional de Avaré demonstrou amadurecimento na condução da norma, o que resultou na ausência de não conformidades em todo o processo avaliado”. Ele também destacou a sinergia existente na unidade, uma das qualidades que considera essencial na estrutura organizacional.

Participaram da auditoria todos os envolvidos no processo de gestão, em especial o delegado seccional Rubens César Garcia Jorge, o delegado assistente Jorge Cardoso de Oliveira, o escrivão chefe Clóvis Kazunori Yamatsuka, o investigador chefe Alexandre Novaes Costa Aurani, bem como o investigador de polícia Fernando Mantovani Tavares,  responsável pela condução do sistema de gestão na Delegacia Seccional.

Para Rubens Jorge, os benefícios gerados pela certificação ISO refletem de forma positiva de várias maneiras, mas principalmente na imagem e reputação da instituição policial civil. “Temos alcançados excelentes resultados práticos com a utilização da norma, repercutindo em uma melhor prestação do serviço policial civil à população”, destacou.

Convidado pela Direção da Delegacia Seccional de Polícia de Avaré, o professor do Instituto Federal de São Paulo, Gustavo Matarazzo Rezende, também presenciou a auditoria. Natural de Cerqueira César/SP, Gustavo é pós-doutorando em Administração pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas e está acompanhando o trabalho da Polícia Civil em Avaré e região a fim de obter informações para sua pesquisa sobre digitalização das organizações policiais. Ele tem como orientador Rafael Alcadipani, professor da FGV EAESP e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

PIONEIRISMO – A certificação ISO 9001 foi conquistada em 2009 pela Delegacia Seccional de Avaré. A primeira recertificação ocorreu três anos depois. Em 2015, a recertificação foi marcada pela ampliação do escopo da norma, que passou a incluir o monitoramento dos trabalhos de investigação.

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização que tem como objetivo desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas no mundo inteiro. A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade (SGQ) que visa a melhoria e benefícios no desempenho de empresas e instituições públicas ou privadas a partir de sua implementação, funcionando como um instrumento para auxiliar gestores a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro das entidades.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *